A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/9771 |
Resumo: | A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia sistemática, sobretudo, na questão da harmatiologia, e, como esta mesma problematização, foi capaz de padronizar o modus operandi que determinou a elaboração feita por Tillich sobre o mesmo assunto. Obviamente, que, no decorrer dessa investigação, não se pretendeu “desqualificar” ou “eliminar” a originalidade dos autores, nem tampouco transformar seus argumentos em uma espécie de amálgama conceitual. Assim, antes de uma suposta crítica de ter se proposto uma “fusão arbitrária de ideias”, buscamos, mais uma vez apontar soluções de dialéticas e centros comuns, que apontem para aqueles elementos de convergência, aonde de fato, o diálogo é possível. |
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A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul TillichA dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul TillichdespairalienationsinAnthropology.Religious Studies.desespero. alienação. pecado. antropologia.Ciência da ReligiãoA respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia sistemática, sobretudo, na questão da harmatiologia, e, como esta mesma problematização, foi capaz de padronizar o modus operandi que determinou a elaboração feita por Tillich sobre o mesmo assunto. Obviamente, que, no decorrer dessa investigação, não se pretendeu “desqualificar” ou “eliminar” a originalidade dos autores, nem tampouco transformar seus argumentos em uma espécie de amálgama conceitual. Assim, antes de uma suposta crítica de ter se proposto uma “fusão arbitrária de ideias”, buscamos, mais uma vez apontar soluções de dialéticas e centros comuns, que apontem para aqueles elementos de convergência, aonde de fato, o diálogo é possível.This research aims to establish the relationship of influence of the philosophy of Soren Kierkegaard on the theological construction of Paul Tillich. Therefore, we use as a background or as argumentative structure the concept of human despair in Kierkegaard, comparing it to the concept of Transfer of being in Tillich. Our purpose is to demonstrate the dialogical intertwining within the development of the so-called doctrine of original sin in both authors. In other words, we intend to show how the unfolding of Kierkegaard's anthropology problematized the foundations of a systematic theology, especially in what it refers to the issue of harmatiology, as well as how this same questioning, was able to standardize the modus operandi that led to the drafting done by Tillich on the same subject. Obviously, in the course of this research, we did not aim to "disqualify" or "eliminate" the originality of the authors, nor turn their arguments into a kind of conceptual amalgam. Thus, before a review that intended to arrive at some "arbitrary fusion of ideas,” we propose solutions of dialectical and common centers, that point to those elements of convergence, where in fact, dialogue is possible.Editora PUC Minas2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTítulosapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/9771HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, no. 38, Abr./Jun. 2015 - Dossiê: Islamismo: Religião e Cultura; 1167-1168HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; vol. 13, no. 38, Abr./Jun. 2015 - Dossiê: Islamismo: Religião e Cultura; 1167-11682175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/9771/8121http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/9771/15599Silva, Elias Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:23:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9771Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:23:31Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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