Fundamentalismos ortodoxos e democracia liberal: o bem comum na teologia de Aristotle Papanikolaou
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/24015 |
Resumo: | Notando que originalmente fundamentalismo é um termo técnico para descrever um certo tipo de protestantismo norte-americano, este artigo reconhece que fundamentalismo se aplica a grupos mais amplos (ainda que de forma técnica) para descrever vários grupos religiosos, e até sistemas econômicos e políticos. Este artigo propõe discutir a teologia política de Aristotle Papanikolaou, teólogo ortodoxo, no contexto da democracia liberal. Especificamente, o artigo foca na discussão do bem comum que Papanikolaou apresenta fundamentada no conceito de comunhão divina-humana. A teologia política de Aristotle Papanikolaou engaja com influentes teólogos da tradição ortodoxa tais como Máximos, o Confessor, e John Zizioulas. Deste modo, sua discussão do bem comum fundamenta-se numa tradição teológica que investiga os conceitos cristãos de amor e pessoa [personhood]. |
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Fundamentalismos ortodoxos e democracia liberal: o bem comum na teologia de Aristotle PapanikolaouOrthodox Fundamentalisms and Liberal Democracy: the common good in Aristotle Papanikolaou’s theologyOrthodox theologyPolitical theologyLiberal democracyCommon goodTeologia ortodoxaTeologia políticaDemocracia liberalBem comumTeologia OrtodoxaNotando que originalmente fundamentalismo é um termo técnico para descrever um certo tipo de protestantismo norte-americano, este artigo reconhece que fundamentalismo se aplica a grupos mais amplos (ainda que de forma técnica) para descrever vários grupos religiosos, e até sistemas econômicos e políticos. Este artigo propõe discutir a teologia política de Aristotle Papanikolaou, teólogo ortodoxo, no contexto da democracia liberal. Especificamente, o artigo foca na discussão do bem comum que Papanikolaou apresenta fundamentada no conceito de comunhão divina-humana. A teologia política de Aristotle Papanikolaou engaja com influentes teólogos da tradição ortodoxa tais como Máximos, o Confessor, e John Zizioulas. Deste modo, sua discussão do bem comum fundamenta-se numa tradição teológica que investiga os conceitos cristãos de amor e pessoa [personhood].Noting that originally fundamentalism is a technical term to describe a certain kind of north American Protestantism, this article recognizes that fundamentalism is applied to wider groups (still in a technical form) to describe various religious groups, and even economic and political systems. This article proposes to discuss the political theology of Aristotle Papanikolaou, an Orthodox theologian, in the context of liberal democracy. The article specifically focuses on his discussion of the common good, which Papanikolaou presents based on the concept of divine-human communion. The political theology of Aristotle Papanikolaou engages with influential theologians from the Orthodox tradition, including Maximus, the Confessor and John Zizioulas. As such, his discussion of the common good is grounded in a theological tradition which investigates the Christian concepts of love and personhood.Editora PUC Minas2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/2401510.5752/P.2175-5841.2021v19n58p217HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 19, n. 58, jan./abr. 2021 - Dossiê - Pentecostalismo, Política e Direitos Humanos; 217HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 19, n. 58, Jan./April 2021 - Dossiê - Pentecostalism, Politics and Human Rights; 2172175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/24015/18590Copyright (c) 2021 HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMcGeoch, Graham2023-06-15T18:28:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24015Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2023-06-15T18:28:03Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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Notando que originalmente fundamentalismo é um termo técnico para descrever um certo tipo de protestantismo norte-americano, este artigo reconhece que fundamentalismo se aplica a grupos mais amplos (ainda que de forma técnica) para descrever vários grupos religiosos, e até sistemas econômicos e políticos. Este artigo propõe discutir a teologia política de Aristotle Papanikolaou, teólogo ortodoxo, no contexto da democracia liberal. Especificamente, o artigo foca na discussão do bem comum que Papanikolaou apresenta fundamentada no conceito de comunhão divina-humana. A teologia política de Aristotle Papanikolaou engaja com influentes teólogos da tradição ortodoxa tais como Máximos, o Confessor, e John Zizioulas. Deste modo, sua discussão do bem comum fundamenta-se numa tradição teológica que investiga os conceitos cristãos de amor e pessoa [personhood]. |
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