Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aurenéa Maria de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1510
Resumo: Esta pesquisa realizada em escolas públicas estaduais e municipais de Recife em Pernambuco por meio de projeto de iniciação científica que contou com o apoio da UFPE e do CNPq teve como objetivo, analisar no currículo da disciplina de Ensino Religioso (ER), o lugar que mulheres, especialmente as  com orientação sexual marginalizada como lésbicas, bissexuais e transexuais, ocupam. Para tal, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso e com a Teoria do Discurso, procurando primeiro, identificar as principais ideologias que cercavam e envolviam o tema, para em seguida, localizar o discurso hegemônico ou os discursos hegemônicos que se afirmavam ao redor dele. Sendo assim, chegou-se à conclusão que abordagens sobre religião, gênero e diversidade sexual, que são expressas no cotidiano das salas de aula, não são, no entanto, levantadas no componente disciplinar examinado devido à ausência de um currículo que possa auxiliar docentes por meio de atividades propostas e conteúdos pragmáticos que estimulem o surgimento de pontos a serem considerados, negociados e correlacionados às temáticas em questão. Sendo assim, as dificuldades em se dialogar acerca da orientação sexual e homossexualidade de modo geral, e especificamente, no caso feminino, são grandes na disciplina de ER nas escolas pesquisadas. 
id PUC_MINS-3_65c9d1cfde77a9215037f141ed16edfd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9414
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de RecifeGender relations and sexual orientation in Religious Education curriculum in state and municipal schools in RecifeReligious Educationgendersexual orientationCurriculum.Religious EducationGender and Sexuality. Religious StudiesEnsino ReligiosoGêneroOrientação SexualCurrículoEnsino ReligiosoGênero e Sexualidade.Esta pesquisa realizada em escolas públicas estaduais e municipais de Recife em Pernambuco por meio de projeto de iniciação científica que contou com o apoio da UFPE e do CNPq teve como objetivo, analisar no currículo da disciplina de Ensino Religioso (ER), o lugar que mulheres, especialmente as  com orientação sexual marginalizada como lésbicas, bissexuais e transexuais, ocupam. Para tal, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso e com a Teoria do Discurso, procurando primeiro, identificar as principais ideologias que cercavam e envolviam o tema, para em seguida, localizar o discurso hegemônico ou os discursos hegemônicos que se afirmavam ao redor dele. Sendo assim, chegou-se à conclusão que abordagens sobre religião, gênero e diversidade sexual, que são expressas no cotidiano das salas de aula, não são, no entanto, levantadas no componente disciplinar examinado devido à ausência de um currículo que possa auxiliar docentes por meio de atividades propostas e conteúdos pragmáticos que estimulem o surgimento de pontos a serem considerados, negociados e correlacionados às temáticas em questão. Sendo assim, as dificuldades em se dialogar acerca da orientação sexual e homossexualidade de modo geral, e especificamente, no caso feminino, são grandes na disciplina de ER nas escolas pesquisadas. This research conducted in state and municipal public schools of Recife in Pernambuco through research project that had the support of UFPE and CNPq aimed to analyze the Religious Education curriculum (ER), the place that women, especially with marginalized sexual orientation as lesbian, bisexual and transgender occupy. To this end, we work with the methodology of Discourse Analysis and the Theory of Speech, looking first identify the main ideologies surrounding and involving the theme, then locate the hegemonic discourse or hegemonic discourses that claimed around him . Thus, it reached the conclusion that approaches religion, gender and sexual diversity, which are expressed in the daily life of the classrooms are not, however, raised the disciplinary component examined in the absence of a curriculum that can assist teachers by through proposals and pragmatic content activities that encourage the emergence of points to be considered, negotiated and correlated to the themes in question. Thus, the difficulties in dialogue about sexual orientation and homosexuality in general, and specifically in the female case, are great in ER discipline in the schools surveyed. Editora PUC Minas2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p151010.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1510HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, n. 39, jul./set. 2015 - Dossiê: Relações de Gênero e Religião; 1510-1533HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 13, no. 39, July/Sept. 2015 - Dossier: Gender and Religion; 1510-15332175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1510/8640Oliveira, Aurenéa Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:50:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9414Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-11T14:50:27Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
Gender relations and sexual orientation in Religious Education curriculum in state and municipal schools in Recife
title Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
spellingShingle Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
Oliveira, Aurenéa Maria de
Religious Education
gender
sexual orientation
Curriculum.
Religious Education
Gender and Sexuality. Religious Studies
Ensino Religioso
Gênero
Orientação Sexual
Currículo
Ensino Religioso
Gênero e Sexualidade.
title_short Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
title_full Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
title_fullStr Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
title_full_unstemmed Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
title_sort Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife
author Oliveira, Aurenéa Maria de
author_facet Oliveira, Aurenéa Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aurenéa Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Religious Education
gender
sexual orientation
Curriculum.
Religious Education
Gender and Sexuality. Religious Studies
Ensino Religioso
Gênero
Orientação Sexual
Currículo
Ensino Religioso
Gênero e Sexualidade.
topic Religious Education
gender
sexual orientation
Curriculum.
Religious Education
Gender and Sexuality. Religious Studies
Ensino Religioso
Gênero
Orientação Sexual
Currículo
Ensino Religioso
Gênero e Sexualidade.
description Esta pesquisa realizada em escolas públicas estaduais e municipais de Recife em Pernambuco por meio de projeto de iniciação científica que contou com o apoio da UFPE e do CNPq teve como objetivo, analisar no currículo da disciplina de Ensino Religioso (ER), o lugar que mulheres, especialmente as  com orientação sexual marginalizada como lésbicas, bissexuais e transexuais, ocupam. Para tal, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso e com a Teoria do Discurso, procurando primeiro, identificar as principais ideologias que cercavam e envolviam o tema, para em seguida, localizar o discurso hegemônico ou os discursos hegemônicos que se afirmavam ao redor dele. Sendo assim, chegou-se à conclusão que abordagens sobre religião, gênero e diversidade sexual, que são expressas no cotidiano das salas de aula, não são, no entanto, levantadas no componente disciplinar examinado devido à ausência de um currículo que possa auxiliar docentes por meio de atividades propostas e conteúdos pragmáticos que estimulem o surgimento de pontos a serem considerados, negociados e correlacionados às temáticas em questão. Sendo assim, as dificuldades em se dialogar acerca da orientação sexual e homossexualidade de modo geral, e especificamente, no caso feminino, são grandes na disciplina de ER nas escolas pesquisadas. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1510
10.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1510
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1510
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1510/8640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; vol. 13, n. 39, jul./set. 2015 - Dossiê: Relações de Gênero e Religião; 1510-1533
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 13, no. 39, July/Sept. 2015 - Dossier: Gender and Religion; 1510-1533
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124750117634048