Desvendando a religião e as religiões mundiais em Max Weber (Revealing religion and the world religions in Max Weber) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p136
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2009v7n14p136 |
Resumo: | Apresentamos Max Weber como um dos sociólogos e historiadores mais importantes dentre aqueles que se dedicaram ao estudo do fenômeno religioso. Na verdade, é possível afirmar que a análise da religião compreende um dos aspectos mais fundamentais de sua obra sócio-histórica. De modo geral, esse tema aparece em seus textos de duas maneiras diferentes, quais sejam: enquanto um objeto analisado em sua singularidade e enquanto uma manifestação social que influencia de maneira significativa os demais aspectos da vida comunitária. Aqui, observamos como ele muniu-se de um método particular e o utilizou como parâmetro para compreender historicamente a religião. Ao se debruçar sobre as religiões mundiais (confucionismo-taoísmo, judaísmo-cristianismo e hinduísmo-budismo), Weber estuda a racionalização cultural de suas cosmovisões. Todavia, para ele, a influência da religião sobre a vida prática varia muito segundo o caminho da salvação/libertação que é prescrito e segundo a qualidade psíquica (ou imaginada) da salvação que se pretende alcançar. Palavras-chave: Max Weber; Religião; Religiões Mundiais; Racionalização. AbstractWe present Max Weber as one of the most important sociologists and historians among those who dedicated themselves to the study of the religious phenomenon. Actually, it is possible to say that the analysis of religion involves one of the most fundamental aspects of his socio-historical work. As a whole, this subject appears in his texts in two different forms, i.e., as an analyzed object in its particularities, and as a social manifestation which influences, in a significant way, the other aspects of communitarian life. Here, we observe how he equipped himself with a particular method, rescued Kantian rationality and applied it as a parameter to historically understand religion. While he dedicated himself to study world religions (Confucianism-Taoism, Judaism-Christianity, and Hinduism-Buddhism), Weber analyzes the cultural rationalization of his cosmovisions. However, for him, the influence of religion over practical life varies a lot according to the path of salvation/liberation which is prescribed in terms of the psychological (imagined) quality of the salvation which is intended to be reached. Key words: Max Weber; Religion; World Religions; Rationalization. |
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Apresentamos Max Weber como um dos sociólogos e historiadores mais importantes dentre aqueles que se dedicaram ao estudo do fenômeno religioso. Na verdade, é possível afirmar que a análise da religião compreende um dos aspectos mais fundamentais de sua obra sócio-histórica. De modo geral, esse tema aparece em seus textos de duas maneiras diferentes, quais sejam: enquanto um objeto analisado em sua singularidade e enquanto uma manifestação social que influencia de maneira significativa os demais aspectos da vida comunitária. Aqui, observamos como ele muniu-se de um método particular e o utilizou como parâmetro para compreender historicamente a religião. Ao se debruçar sobre as religiões mundiais (confucionismo-taoísmo, judaísmo-cristianismo e hinduísmo-budismo), Weber estuda a racionalização cultural de suas cosmovisões. Todavia, para ele, a influência da religião sobre a vida prática varia muito segundo o caminho da salvação/libertação que é prescrito e segundo a qualidade psíquica (ou imaginada) da salvação que se pretende alcançar. Palavras-chave: Max Weber; Religião; Religiões Mundiais; Racionalização. AbstractWe present Max Weber as one of the most important sociologists and historians among those who dedicated themselves to the study of the religious phenomenon. Actually, it is possible to say that the analysis of religion involves one of the most fundamental aspects of his socio-historical work. As a whole, this subject appears in his texts in two different forms, i.e., as an analyzed object in its particularities, and as a social manifestation which influences, in a significant way, the other aspects of communitarian life. Here, we observe how he equipped himself with a particular method, rescued Kantian rationality and applied it as a parameter to historically understand religion. While he dedicated himself to study world religions (Confucianism-Taoism, Judaism-Christianity, and Hinduism-Buddhism), Weber analyzes the cultural rationalization of his cosmovisions. However, for him, the influence of religion over practical life varies a lot according to the path of salvation/liberation which is prescribed in terms of the psychological (imagined) quality of the salvation which is intended to be reached. Key words: Max Weber; Religion; World Religions; Rationalization. |
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