Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Dinéia Fontoura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/12736
Resumo: Resumo da dissertação de mestrado:GONÇALVES, Dinéia Fontoura. Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) -  Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte
id PUC_MINS-3_7754128bf8847b14e9c4f0cad4168c41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12736
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de MiPluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia PluralistaEducation. Religious Pluralism. Pluralist Theology. Salvation. Release. Dialogue.Religious studiesReligious educationEducação. Pluralismo Religioso. Teologia Pluralista. Salvação. Diálogo.Ciências da ReligiãoEnsino ReligiosoResumo da dissertação de mestrado:GONÇALVES, Dinéia Fontoura. Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) -  Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo HorizonteThe Religious Education in Brazilian public elementary schools was consolidated as curricular discipline after traveling several paths. It has established itself as a discipline, but the conflicts and questions about the relevance of the subject and the dimension of its performance in the school environment still remain. It is noticed that the performance of this discipline goes beyond the school field and goes beyond the educational field. This curricular component is linked to basic formation of citizens. This implies acting in the formation of a full human being, capable of acting in the reality in which he lives. Thus there is a need to review the proposals and assumptions for Religious Education discipline. In such way, it is proposed in this dissertation the development of the theme, Pluralism and Religious Education: A practical reading of Religious Education from the Pluralistic Theology. The main goal is to reflect on the religious education course in the light of the Pluralistic Theology. Another goal is to make a reading of the ER from discipline of observations of the state schools of Belo Horizonte, for it will be to build on the Theology of Religious Pluralism (TPR). The route adopted to achieve the proposed objectives will use the following: show the Theology of Religious Pluralism and its main paradigms. Present the results of observation survey in state schools and point out which paradigm of TPR is present in each of them. Demarcate the divine revelation categories, salvation / liberation and dialogue from the Pluralistic Theology. This analysis will serve as a basis for the next phase. On the last point, there will be a reading of the main aspects of religious education observed in Chapter I, with reference to the categories studied the Pluralistic Theology. The results of this research will point the outlook for Religious Education if this is thought from the Pluralist Theology and its main categories.Editora PUC Minas2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTítulosapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/12736HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 1130-1132HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 1130-11322175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/12736/10231Copyright (c) 2016 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Dinéia Fontoura2018-06-11T14:20:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12736Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-11T14:20:38Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista
title Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
spellingShingle Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
Gonçalves, Dinéia Fontoura
Education. Religious Pluralism. Pluralist Theology. Salvation. Release. Dialogue.
Religious studies
Religious education
Educação. Pluralismo Religioso. Teologia Pluralista. Salvação. Diálogo.
Ciências da Religião
Ensino Religioso
title_short Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
title_full Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
title_fullStr Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
title_full_unstemmed Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
title_sort Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Mi
author Gonçalves, Dinéia Fontoura
author_facet Gonçalves, Dinéia Fontoura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Dinéia Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Education. Religious Pluralism. Pluralist Theology. Salvation. Release. Dialogue.
Religious studies
Religious education
Educação. Pluralismo Religioso. Teologia Pluralista. Salvação. Diálogo.
Ciências da Religião
Ensino Religioso
topic Education. Religious Pluralism. Pluralist Theology. Salvation. Release. Dialogue.
Religious studies
Religious education
Educação. Pluralismo Religioso. Teologia Pluralista. Salvação. Diálogo.
Ciências da Religião
Ensino Religioso
description Resumo da dissertação de mestrado:GONÇALVES, Dinéia Fontoura. Pluralismo e Educação Religiosa: uma leitura prática do Ensino Religioso a partir da Teologia Pluralista. 2016. Dissertação (Mestrado) -  Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Títulos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/12736
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/12736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/12736/10231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HORIZONTE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HORIZONTE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 1130-1132
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 1130-1132
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124751086518272