Trânsito religioso e reinvenções femininas do sagrado na modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra Duarte de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/476
Resumo: O trânsito religioso é indicador de que os “modelos oficiais e religião” têm sido substituídos, ou coexistem com  oferenciais religiosos cambiantes, respondendo à demanda dos sujeitos de fé. Os anseios de significação imediata dos sujeitos de fé encontram na “vagabundagem religiosa” sua atitude mais coerente. A vagabundagem semântica dos crentes infiéis é o elemento dinamizador do campo religioso moderno. No presente texto nos propomos a discutir o trânsito religioso de mulheres, suas motivações e as implicações dessa “andança religiosa” para a concepção que estas têm a respeito do sagrado. Para tanto nos utilizamos e dados de nossa pesquisa de campo realizada para a Universidade Católica de Goiás no ano 2000 em Alto Paraíso – GO, bem como de dados obtidos em pesquisa que realizamos para a Universidade Metodista de São Paulo na cidade de São Bernardo do Campo – SP em 2003, como parte do projeto intitulado: “Religiosidade caleidoscópica – nomadismo espiritual: implicações de gênero”. Os resultados da pesquisa indicaram um trânsito maior das mulheres por força das representações de gênero.Palavras-chave: Trânsito religioso; Secularização; Gênero.ABSTRACTReligious transit indicates that ‘official models of religion’ have been replaced, or coexist with mutable religious references, answering the believers’ demand. Their desire for immediate signification finds their most coherent attitude in ‘religious nomadism’. Unfaithful believers’ semantic nomadism is the dynamic element of modern religion. This text discusses women’s religious transit, their motivations and the implications of that ‘religious walk’ to their conception of the sacred. The date used are from a field research for the Universidade Católica de Goiás, developed in Alto Paraíso - State of Goiás, in 2000, and from a research for the Universidade Metodista de São Paulo, carried out in São Bernardo do Campo – State of São Paulo, in 2003, as part of a research project entitled: “Kaleidoscopic religiosity – spiritual nomadism: gender implications”. The results indicate women’s broader transit due to gender representations.Key words: Religious transit; Secularization; Gender.
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