Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/25672 |
Resumo: | Propomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano. |
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Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristãEducation and citizenship, a new practice in social plurality: the specificity of Christian pedagogyChristian pedagogyCitizenshipSocial pluralityEducationCulturePedagogia cristãCidadaniaPluralidade socialEducaçãoCulturaCiências da ReligiãoPropomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.We propose to reflect on the symbiosis between the relations called for the educational action that concomitantly contributes to the integral development of the human person and society. Based on the assumption that education is an intentional activity, we highlight it as a condition for the affirmation of the citizen in the context of the polis, as well as for the sustainable development of peoples. The discourse of education also proposes that human well-being can consolidate individual actions with the ability to perceive the reality of each one, to better interact with the social and cultural environment in which we live. In this sense, a social plurality will allow individual performance to establish itself with dignity for the construction of citizenship once collective thinking is fundamental for the development and progress of the nation. It is urgent to reflect on its theoretical assumptions and establish a cultural pact whose creative activity of the individual materializes in the construction of innovative ideas that enhance the process of building citizenship. This essay aims to: show that the essence of education is present, from the first hour, in Christian literature; demonstrate that Christian pedagogy prolongs, deepens, and improves this intentional improvement of the human beingEditora PUC Minas2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/2567210.5752/P.2175-5841.2021v19n58p288HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 19, n. 58, jan./abr. 2021 - Dossiê - Pentecostalismo, Política e Direitos Humanos; 288HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 19, n. 58, Jan./April 2021 - Dossiê - Pentecostalism, Politics and Human Rights; 2882175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/25672/18594Copyright (c) 2021 HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, João Bartolomeu Silva, Levi Fernandes daMorgado, Elsa Maria Gabriel 2023-06-15T18:32:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25672Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2023-06-15T18:32:06Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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