Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões Lins Gomes, Eunice
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva Silveira da Fonseca, Ramon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p944
Resumo: Partimos do pressuposto que a arte é a revelação da profundidade do ser humano e que manifesta a sua busca pela verdade e pelo sentido de sua existência. O nosso objetivo foi descrever os fundamentos da arte barroca na consolidação e na propagação de verdades religiosas e políticas. Teremos como principal referência a igreja barroca de Santo Antônio, componente do Centro Cultural de São Francisco, localizada na cidade de João Pessoa, no nordeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva tendo como instrumento a análise textual discursiva por meio da qual fizemos uma breve recapitulação do contexto nascente do barroco na Europa. Em seguida, apresentamos as suas características e, por último, as suas peculiaridades no Brasil. Como primeiro resultado da pesquisa foi possível considerar o barroco e o seu imaginário como fontes de verdade, superando a lógica binária do terceiro excluído, e, reconhecendo que o barroco funcionou como amálgama da sociedade colonial brasileira por meio das práticas religiosas e das vicissitudes políticas.Palavras-chave: Barroco. Política.  Imaginário. Arte. AbstractWe assume that art is the revelation of the depth of the human being and it expresses the human search for truth and meaning of the existence. This text aims to describe the basis of Baroque art in the consolidation and spread of political and religious truths. We will have as main reference the baroque church of St. Anthony, a component of the Cultural Center of San Francisco, located in the city of João Pessoa, in northeastern Brazil. The methodology used was descriptive and textual analysis as a tool through which we did a brief recapitulation of the context of the nascent Baroque in Europe. Then, we will present the characteristics of Baroque and finally its peculiarities in Brazil. As a first result of the research it was possible to consider the Baroque and its imagery as a source of truth, overcoming the binary logic of the excluded middle, and, recognizing that Baroque functioned as the amalgam of the Brazilian colonial society through religious practices and political setbacks.Keywords: Baroque. Politics. Art and Imagination. Setbacks.
id PUC_MINS-3_c483f4989bbafd132b9fb29f82f2db30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5084
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944Barroco. Política. Imaginário. Arte. Baroque. Politics. Art. ImaginaryArte. Barroco. Ciências da ReligiãoPartimos do pressuposto que a arte é a revelação da profundidade do ser humano e que manifesta a sua busca pela verdade e pelo sentido de sua existência. O nosso objetivo foi descrever os fundamentos da arte barroca na consolidação e na propagação de verdades religiosas e políticas. Teremos como principal referência a igreja barroca de Santo Antônio, componente do Centro Cultural de São Francisco, localizada na cidade de João Pessoa, no nordeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva tendo como instrumento a análise textual discursiva por meio da qual fizemos uma breve recapitulação do contexto nascente do barroco na Europa. Em seguida, apresentamos as suas características e, por último, as suas peculiaridades no Brasil. Como primeiro resultado da pesquisa foi possível considerar o barroco e o seu imaginário como fontes de verdade, superando a lógica binária do terceiro excluído, e, reconhecendo que o barroco funcionou como amálgama da sociedade colonial brasileira por meio das práticas religiosas e das vicissitudes políticas.Palavras-chave: Barroco. Política.  Imaginário. Arte. AbstractWe assume that art is the revelation of the depth of the human being and it expresses the human search for truth and meaning of the existence. This text aims to describe the basis of Baroque art in the consolidation and spread of political and religious truths. We will have as main reference the baroque church of St. Anthony, a component of the Cultural Center of San Francisco, located in the city of João Pessoa, in northeastern Brazil. The methodology used was descriptive and textual analysis as a tool through which we did a brief recapitulation of the context of the nascent Baroque in Europe. Then, we will present the characteristics of Baroque and finally its peculiarities in Brazil. As a first result of the research it was possible to consider the Baroque and its imagery as a source of truth, overcoming the binary logic of the excluded middle, and, recognizing that Baroque functioned as the amalgam of the Brazilian colonial society through religious practices and political setbacks.Keywords: Baroque. Politics. Art and Imagination. Setbacks.Editora PUC Minas2013-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p94410.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 944-964HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 944-9642175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p944/5606Simões Lins Gomes, EuniceSilva Silveira da Fonseca, Ramoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5084Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:57Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
title Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
spellingShingle Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
Simões Lins Gomes, Eunice
Barroco. Política. Imaginário. Arte. Baroque. Politics. Art. Imaginary
Arte. Barroco. Ciências da Religião
title_short Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
title_full Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
title_fullStr Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
title_full_unstemmed Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
title_sort Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
author Simões Lins Gomes, Eunice
author_facet Simões Lins Gomes, Eunice
Silva Silveira da Fonseca, Ramon
author_role author
author2 Silva Silveira da Fonseca, Ramon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões Lins Gomes, Eunice
Silva Silveira da Fonseca, Ramon
dc.subject.por.fl_str_mv Barroco. Política. Imaginário. Arte. Baroque. Politics. Art. Imaginary
Arte. Barroco. Ciências da Religião
topic Barroco. Política. Imaginário. Arte. Baroque. Politics. Art. Imaginary
Arte. Barroco. Ciências da Religião
description Partimos do pressuposto que a arte é a revelação da profundidade do ser humano e que manifesta a sua busca pela verdade e pelo sentido de sua existência. O nosso objetivo foi descrever os fundamentos da arte barroca na consolidação e na propagação de verdades religiosas e políticas. Teremos como principal referência a igreja barroca de Santo Antônio, componente do Centro Cultural de São Francisco, localizada na cidade de João Pessoa, no nordeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva tendo como instrumento a análise textual discursiva por meio da qual fizemos uma breve recapitulação do contexto nascente do barroco na Europa. Em seguida, apresentamos as suas características e, por último, as suas peculiaridades no Brasil. Como primeiro resultado da pesquisa foi possível considerar o barroco e o seu imaginário como fontes de verdade, superando a lógica binária do terceiro excluído, e, reconhecendo que o barroco funcionou como amálgama da sociedade colonial brasileira por meio das práticas religiosas e das vicissitudes políticas.Palavras-chave: Barroco. Política.  Imaginário. Arte. AbstractWe assume that art is the revelation of the depth of the human being and it expresses the human search for truth and meaning of the existence. This text aims to describe the basis of Baroque art in the consolidation and spread of political and religious truths. We will have as main reference the baroque church of St. Anthony, a component of the Cultural Center of San Francisco, located in the city of João Pessoa, in northeastern Brazil. The methodology used was descriptive and textual analysis as a tool through which we did a brief recapitulation of the context of the nascent Baroque in Europe. Then, we will present the characteristics of Baroque and finally its peculiarities in Brazil. As a first result of the research it was possible to consider the Baroque and its imagery as a source of truth, overcoming the binary logic of the excluded middle, and, recognizing that Baroque functioned as the amalgam of the Brazilian colonial society through religious practices and political setbacks.Keywords: Baroque. Politics. Art and Imagination. Setbacks.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p944
10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p944
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p944/5606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 944-964
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 11, n. 31, jul./set. 2013 - Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural; 944-964
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124748860391424