Traços da religiosidade africana no carnaval carioca (Traces of African religiosity in carioca carnival) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p53

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, José Geraldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Cristina da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p53
Resumo: As discussões a respeito do sagrado na contemporaneidade têm ganhado relevância ao considerarmos as novas perspectivas que se abrem com a inclusão de alguns temas relativos à diversidade cultural e religiosa na sociedade brasileira. Cada dia é perceptível o crescente espaço que o sagrado ocupa na vida cotidiana das pessoas comuns. A presença do sagrado no cotidiano da cultura brasileira é uma marca que realça um relevante aspecto da identidade nacional. A cultura brasileira é uma cultura plural. Para além das matrizes indígenas e européias, existe uma grande variedade cultural no âmbito da africanidade. O presente artigo objetiva analisar como esse elemento sagrado de caráter afro-brasileiro aparece nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro durante os carnavais de 2011 e 2012. Nosso referencial são as letras dos sambas-enredos das escolas dos grupos C, D, e E que desfilam na Intendente Magalhães, subúrbio do rio de Janeiro.Palavras-chave: Religiosidade. Africana. Sagrado. Carnaval. Rio de Janeiro. AbstractThe discussions about the sacred in contemporaneity have gained importance in considering new opportunities opening up with the inclusion of issues related to cultural and religious diversity in Brazilian society. It is noticeable the growing space that sacred plays in everyday life of ordinary people. The presence of the sacred in everyday Brazilian culture is a mark that highlights an relevant aspect of national identity. Brazilian culture is a plural culture. In addition to the indigenous and European origin, there is a great cultural variety in the scope of Africanity. This article aims to analyze how this sacred element of Afro-Brazilian characteristic appears in plots of samba schools in Rio de Janeiro during the carnivals of 2011 and 2012. Our references are the lyrics of the samba schools’ plots of groups C, D, and E, which parade on Intendente Magalhães Street, in a suburban area of Rio de Janeiro.Key words: African religiosity. Sacred. Carnival. Rio de Janeiro. 
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