O tempo messiânico em sua culminância potencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p543 |
Resumo: | A temporalidade messiânica introduzida no pensamento de Paulo apresenta uma ruptura no tempo. Mediante o intervalo entre o tempo cronológico e o tempo final – o tempo messiânico – se introduz uma ruptura na ruptura do próprio tempo. Esta ruptura torna a lei estranha e positiva, tal como compreendida por Hegel, em uma lei inoperosa alavancando a operosidade do uso. Logo, um uso operoso equivale a uma crítica à moral e uma ênfase à ação, portanto à ética. Diante disso, torna-se possível uma redenção das críticas de Nietzsche ao Apóstolo Paulo. O Paulo moralista de Nietzsche abre espaço a um Paulo que introduz, no tempo, um espaço onde a vida atinge a sua culminância potencial. Ou seja, viver o tempo do Messias requer a capacidade de ler, nos acontecimentos da vida presente, a atuação incessante do Messias, uma atuação que eleva a vida até a sua plenitude. Viver assim as coisas últimas é viver de modo diferente as coisas penúltimas, tal como São Paulo diz, é viver como se não vivesse. |
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O tempo messiânico em sua culminância potencialMessianic time in its potential climaxMessianismLawMoralEthicsTimeReligious studiesMessianismoleimoraléticatempoCiências da ReligiãoA temporalidade messiânica introduzida no pensamento de Paulo apresenta uma ruptura no tempo. Mediante o intervalo entre o tempo cronológico e o tempo final – o tempo messiânico – se introduz uma ruptura na ruptura do próprio tempo. Esta ruptura torna a lei estranha e positiva, tal como compreendida por Hegel, em uma lei inoperosa alavancando a operosidade do uso. Logo, um uso operoso equivale a uma crítica à moral e uma ênfase à ação, portanto à ética. Diante disso, torna-se possível uma redenção das críticas de Nietzsche ao Apóstolo Paulo. O Paulo moralista de Nietzsche abre espaço a um Paulo que introduz, no tempo, um espaço onde a vida atinge a sua culminância potencial. Ou seja, viver o tempo do Messias requer a capacidade de ler, nos acontecimentos da vida presente, a atuação incessante do Messias, uma atuação que eleva a vida até a sua plenitude. Viver assim as coisas últimas é viver de modo diferente as coisas penúltimas, tal como São Paulo diz, é viver como se não vivesse. The messianic temporality introduced in the Paulus thought presents a severance in time. By the interval. between chronological and final time - the messianic time - a severance in the severance of time itself is introduced. Such severance becomes the strange and positive law, as understood by Hegel, in a non-operate law levering operate of the use. Soon, an operate use amounts a review to moral and an emphasis to action, hence to ethics. In the presence of this, it becomes possible a redemption of the Nietzschean’s review to apostle Paulus. The moralist Paulus of Nietzsche opens the space to a Paulus that introduces, in the time, a space where the life catches its potency culmination. That is, living the Messiah's time requires the ability to read, in this life events, the Messiah's relentless performance, a performance that brings life to its fullest. so live the last things is to live differently the penultimate things, as St. Paul says, is living as if he did not live.Editora PUC Minas2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p54310.5752/P.2175-5841.2016v14n42p543HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 14, No. 42, Abr./Jun. 2016 - Dossiê: Narrativas Sagradas e Linguagens Religiosas; 543-556HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 14, No. 42, Abr./Jun. 2016 - Dossiê: Narrativas Sagradas e Linguagens Religiosas; 543-5562175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p543/9591Copyright (c) 2016 HORIZONTEhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFeiler, Adilson Felicio2016-10-10T18:12:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10914Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2016-10-10T18:12:12Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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