A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Luiz Antônio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/426
Resumo: Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para a compreensão de sua vida e sua obra. Sua teologia foi-se construindo na sua experiência de pastor por mais de quarenta anos em Hipona (na atual Argélia), Norte da áfrica. Destaca-se aí sua contribuição como “pacificista”, com uma prática que foi tematizada tanto em suas obras formais como nas suas pregações e correspondência. A recente descoberta de novas cartas e sermões de Santo Agostinho revela um lado pouco conhecido do “Doctor Gratiae”. O aspecto político de seu pensamento, uma das abordagens mais atuais da pesquisa sobre suas obras, permite-nos uma aproximação ao tema da Campanha da Fraternidade de 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
id PUC_MINS-3_d2479fa0d7d4a746b11a28036a498404
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/426
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoralespiritualidade - conversão - Jesus Cristo - pastoral - pazEste artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para a compreensão de sua vida e sua obra. Sua teologia foi-se construindo na sua experiência de pastor por mais de quarenta anos em Hipona (na atual Argélia), Norte da áfrica. Destaca-se aí sua contribuição como “pacificista”, com uma prática que foi tematizada tanto em suas obras formais como nas suas pregações e correspondência. A recente descoberta de novas cartas e sermões de Santo Agostinho revela um lado pouco conhecido do “Doctor Gratiae”. O aspecto político de seu pensamento, uma das abordagens mais atuais da pesquisa sobre suas obras, permite-nos uma aproximação ao tema da Campanha da Fraternidade de 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Editora PUC Minas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/426HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 7, Nº. 13 – dez. 2008; 115-126HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 7, Nº. 13 – dez. 2008; 115-1262175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/426/836Pinheiro, Luiz Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T15:59:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/426Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-12T15:59:27Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
title A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
spellingShingle A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
Pinheiro, Luiz Antônio
espiritualidade - conversão - Jesus Cristo - pastoral - paz
title_short A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
title_full A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
title_fullStr A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
title_full_unstemmed A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
title_sort A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral
author Pinheiro, Luiz Antônio
author_facet Pinheiro, Luiz Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Luiz Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv espiritualidade - conversão - Jesus Cristo - pastoral - paz
topic espiritualidade - conversão - Jesus Cristo - pastoral - paz
description Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para a compreensão de sua vida e sua obra. Sua teologia foi-se construindo na sua experiência de pastor por mais de quarenta anos em Hipona (na atual Argélia), Norte da áfrica. Destaca-se aí sua contribuição como “pacificista”, com uma prática que foi tematizada tanto em suas obras formais como nas suas pregações e correspondência. A recente descoberta de novas cartas e sermões de Santo Agostinho revela um lado pouco conhecido do “Doctor Gratiae”. O aspecto político de seu pensamento, uma das abordagens mais atuais da pesquisa sobre suas obras, permite-nos uma aproximação ao tema da Campanha da Fraternidade de 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/426
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/426/836
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 7, Nº. 13 – dez. 2008; 115-126
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 7, Nº. 13 – dez. 2008; 115-126
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124746386800640