Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p134 |
Resumo: | paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” (Grundwort) Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro. Os dois modos de crer, embora haja diversidade nos conteúdos de fé, podem ser apreendidos a partir de experiências vividas: tenho confiança em alguém e reconheço um fato como verdadeiro. Para tais experiências, não se consegue “dar razão” ou justificá-las. O objetivo desta comunicação é apresentar, de maneira sucinta, o pensamento de Martin Buber sobre essa questão que pode ilustrar o seu entendimento das relações entre o Cristianismo helenista e o Judaísmo. Palavras-chave: Emunah; Pistis; Fé; Martin Buber. |
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Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin BuberEmuna and pistis: the notion of faith in Martin Buber's thoughtEmunahPistisFaithMartin Buber.EmunahPistisFéMartin Buber.Ciências da Religião paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” (Grundwort) Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro. Os dois modos de crer, embora haja diversidade nos conteúdos de fé, podem ser apreendidos a partir de experiências vividas: tenho confiança em alguém e reconheço um fato como verdadeiro. Para tais experiências, não se consegue “dar razão” ou justificá-las. O objetivo desta comunicação é apresentar, de maneira sucinta, o pensamento de Martin Buber sobre essa questão que pode ilustrar o seu entendimento das relações entre o Cristianismo helenista e o Judaísmo. Palavras-chave: Emunah; Pistis; Fé; Martin Buber.The axial insight from Buber’s thought settled a paradigm by the duality of the “guiding- word principle” (Grundwort) I-Thou and I-It that is form as a keystone of his handwork about religion: the duet disposition of a man-I and a God-thou grounded on a mutual encounter. Faith – Glauben – is the man’s answering to God, in the encounter which He revels himself by the guiding-word Divine-Thou as Presence of a mistery revealed. Buber suggest two different ways to believe: in one hand, the Emunah, as a personal trust or the abandonment from a people trustful, Israel, which is leaded by God and, on the other hand, the Pistis, which, according to Apostle Paul, it is an individual adherence for a Faith content, that is hold as a truthful creed statement. The two ways of believing, although there is diversity in the faith content, it can be learned from experiences: I have confidence in someone and recognize a fact as true. For those experiences, it is not possible to “give a reason”, or to justify them. This paper aims to present, succinctly, Martin Buber’s thought about this question that may illustrate his own comprehension about the relation between Hellenistic Christianity and Judaism.Editora PUC Minas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p13410.5752/P.2175-5841.2017v15n45p134-162HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 15, n. 45, jan./mar. 2017 - Dossiê: Imaginário e Diálogo inter-religioso; 134-162HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 15, n. 45, jan./mar. 2017 - Dossiê: Imaginário e Diálogo inter-religioso; 134-1622175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p134/11294Copyright (c) 2017 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessvon Zuben, Newton Aquiles2020-12-21T17:56:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12743Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2020-12-21T17:56:24Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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