O lugar da experiência na práxis teológica das igrejas cristãs orientais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p765 |
Resumo: | Os conceitos, a linguagem e as acepções teóricas formulam um conhecimento. A Teologia, como área de um saber, também se serve de princípios teóricos para elucidar o Transcendente. Contudo, a Teologia Oriental apregoa que antes de todo conceito, os saberes decorrentes da experiência de fé do homem com Deus não são resultantes somente de fórmulas conceituais, axiomas irrefutáveis; brotam da intimidade pessoal e da experiência de fé que, longe de serem confundidas com ideologias, abstrações, alucinações de natureza psíquica, instituíam-se quais fundamentos e materialidade da teologia oriental. Neste universo de conhecimentos teológicos, afora o conjunto de conceitos, a fé oriental ultrapassa a lógica e parâmetros de um conhecimento elaborado apenas por teorias e dá espaço e relevância à experiência vivida. Para o cristianismo oriental, na experiência estão a chave, a distinção e a especificidade da Teologia oriental que procura dialogar com o mundo em sua inteireza. Este artigo discorre sobre o lugar da experiência na práxis teológica das igrejas cristãs orientais, buscando nos teólogos orientais ortodoxos gregos e eslavos os pressupostos e fundamentos para tal compreensão. |
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O lugar da experiência na práxis teológica das igrejas cristãs orientaisThe place of experience in theological praxis of the Eastern Christian churchesEastern theologyExperienceEastern Christian ChurchesPraxis TheologicalReligious studiesHistoryTheologyEastern theologyTeologia OrientalExperiênciaConhecimento ApofáticoPráxis TeológicaCiências da ReligiãoHistóriaTeologiaOs conceitos, a linguagem e as acepções teóricas formulam um conhecimento. A Teologia, como área de um saber, também se serve de princípios teóricos para elucidar o Transcendente. Contudo, a Teologia Oriental apregoa que antes de todo conceito, os saberes decorrentes da experiência de fé do homem com Deus não são resultantes somente de fórmulas conceituais, axiomas irrefutáveis; brotam da intimidade pessoal e da experiência de fé que, longe de serem confundidas com ideologias, abstrações, alucinações de natureza psíquica, instituíam-se quais fundamentos e materialidade da teologia oriental. Neste universo de conhecimentos teológicos, afora o conjunto de conceitos, a fé oriental ultrapassa a lógica e parâmetros de um conhecimento elaborado apenas por teorias e dá espaço e relevância à experiência vivida. Para o cristianismo oriental, na experiência estão a chave, a distinção e a especificidade da Teologia oriental que procura dialogar com o mundo em sua inteireza. Este artigo discorre sobre o lugar da experiência na práxis teológica das igrejas cristãs orientais, buscando nos teólogos orientais ortodoxos gregos e eslavos os pressupostos e fundamentos para tal compreensão.The concepts, language and theoretical meanings formulate knowledge. Theology, as an area of knowledge, also makes use of theoretical principles to elucidate the Transcendent. However, Eastern theology proclaims that before every concept, knowledge resulting from man's experience of faith with God are not only a result of conceptual formulas, irrefutable axioms; They stem from personal intimacy and the experience of faith that, far from being confused with ideologies, abstractions, psychic nature hallucinations, they showed themselves as the foundations and materiality of Eastern theology. Within this universe of theological knowledge, apart from the set of concepts, Eastern overcomes logic and the parameters of some knowledge made only by theories and gives space and relevance to lived experience. In Eastern Christianity, the experience is the key, distinction and specificity of Eastern theology that seeks to dialogue with the world in its entirety. This article discusses the place of experience in theological praxis of the Eastern Christian churches, seeking the Eastern Orthodox theologians Greeks and Slavs the foundation for such an understanding.Editora PUC Minas2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p76510.5752/P.2175-5841.2016v14n43p765HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 765-788HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; V. 14, n. 43, Jul./Set. 2016 - Dossiê: Espiritualidades, Filosofias e Religiões do Oriente; 765-7882175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p765/10214Copyright (c) 2016 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo Augusto2016-10-10T18:12:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11173Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2016-10-10T18:12:15Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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