O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Henrique Avelino Avelino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pimenta, Eduardo Goulart Pimenta Goulart Pimenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/9961
Resumo: Resumo: Neste trabalho serão feitas considerações acerca da imperiosa relação entre os Direitos de Propriedade e a Análise Econômica do Direito (AED). Para que a tal objetivo se alcance, serão empregadas ferramentas metodológicas indispensáveis, tais como as externalidades, eficiência, escolha racional, bem estar, incentivos, custos de transação, maximização das riquezas e dos interesses. Assim, pretende-se refletir acerca da necessidade dos agentes econômicos sentirem-se sempre estimulados a alcançarem a maior eficiência econômica quando da alocação dos bens escassos que lhes são disponíveis. No início do trabalho será realizada uma breve abordagem evolutivo histórica do movimento da Análise Econômica do Direito, incluindo-se a contribuição dada por Harold Demsetz e Armen Alchian em prol da inteiração entre Direitos de Propriedade e Análise Econômica do Direito. Em sequência, tratar-se-á, também, da própria essência dos Direitos de Propriedade e sua importância na estrutura da organização social e humana. Ao final do trabalho, será feita uma reflexão acerca da importância de se definir previamente quem são os proprietários dos bens escassos, delimitando-se a propriedade privada. Nesse sentido, será emanado entendimento em favor da inafastável inter-relação entre os Direitos de Propriedade e a Análise Econômica do Direito, tendo em vista ser notavelmente mais economicamente eficiente se delimitar, previamente, quem é (são), exatamente, o(s) proprietário(s) de determinado bem escasso.  
id PUC_MINS-4_628b0c30fb33810485aaa3addc3e6540
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9961
network_acronym_str PUC_MINS-4
network_name_str Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
repository_id_str
spelling O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICAPalavras chavesAnálise Econômica do Direito (AED). Direitos de Propriedade. Propriedade Privada. Propriedade Comum. Eficiência.Resumo: Neste trabalho serão feitas considerações acerca da imperiosa relação entre os Direitos de Propriedade e a Análise Econômica do Direito (AED). Para que a tal objetivo se alcance, serão empregadas ferramentas metodológicas indispensáveis, tais como as externalidades, eficiência, escolha racional, bem estar, incentivos, custos de transação, maximização das riquezas e dos interesses. Assim, pretende-se refletir acerca da necessidade dos agentes econômicos sentirem-se sempre estimulados a alcançarem a maior eficiência econômica quando da alocação dos bens escassos que lhes são disponíveis. No início do trabalho será realizada uma breve abordagem evolutivo histórica do movimento da Análise Econômica do Direito, incluindo-se a contribuição dada por Harold Demsetz e Armen Alchian em prol da inteiração entre Direitos de Propriedade e Análise Econômica do Direito. Em sequência, tratar-se-á, também, da própria essência dos Direitos de Propriedade e sua importância na estrutura da organização social e humana. Ao final do trabalho, será feita uma reflexão acerca da importância de se definir previamente quem são os proprietários dos bens escassos, delimitando-se a propriedade privada. Nesse sentido, será emanado entendimento em favor da inafastável inter-relação entre os Direitos de Propriedade e a Análise Econômica do Direito, tendo em vista ser notavelmente mais economicamente eficiente se delimitar, previamente, quem é (são), exatamente, o(s) proprietário(s) de determinado bem escasso.  Editora PUC Minas2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/996110.5752/P.2318-7999.2016v19n37p189Revista da Faculdade Mineira de Direito; v. 19 n. 37 (2016): Revista da Faculdade Mineira de Direito - PUC Minas; 1892318-79991808-9429reponame:Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/9961/11238Copyright (c) 2017 Revista da Faculdade Mineira de Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelino, Henrique Avelino AvelinoPimenta, Eduardo Goulart Pimenta Goulart Pimenta2022-03-11T13:19:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9961Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/oai||revistafmd@pucminas.br2318-79991808-9429opendoar:2022-03-11T13:19:30Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
title O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
spellingShingle O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
Avelino, Henrique Avelino Avelino
Palavras chaves
Análise Econômica do Direito (AED). Direitos de Propriedade. Propriedade Privada. Propriedade Comum. Eficiência.
title_short O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
title_full O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
title_fullStr O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
title_full_unstemmed O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
title_sort O DIREITO DE PROPRIEDADE E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
author Avelino, Henrique Avelino Avelino
author_facet Avelino, Henrique Avelino Avelino
Pimenta, Eduardo Goulart Pimenta Goulart Pimenta
author_role author
author2 Pimenta, Eduardo Goulart Pimenta Goulart Pimenta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino, Henrique Avelino Avelino
Pimenta, Eduardo Goulart Pimenta Goulart Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chaves
Análise Econômica do Direito (AED). Direitos de Propriedade. Propriedade Privada. Propriedade Comum. Eficiência.
topic Palavras chaves
Análise Econômica do Direito (AED). Direitos de Propriedade. Propriedade Privada. Propriedade Comum. Eficiência.
description Resumo: Neste trabalho serão feitas considerações acerca da imperiosa relação entre os Direitos de Propriedade e a Análise Econômica do Direito (AED). Para que a tal objetivo se alcance, serão empregadas ferramentas metodológicas indispensáveis, tais como as externalidades, eficiência, escolha racional, bem estar, incentivos, custos de transação, maximização das riquezas e dos interesses. Assim, pretende-se refletir acerca da necessidade dos agentes econômicos sentirem-se sempre estimulados a alcançarem a maior eficiência econômica quando da alocação dos bens escassos que lhes são disponíveis. No início do trabalho será realizada uma breve abordagem evolutivo histórica do movimento da Análise Econômica do Direito, incluindo-se a contribuição dada por Harold Demsetz e Armen Alchian em prol da inteiração entre Direitos de Propriedade e Análise Econômica do Direito. Em sequência, tratar-se-á, também, da própria essência dos Direitos de Propriedade e sua importância na estrutura da organização social e humana. Ao final do trabalho, será feita uma reflexão acerca da importância de se definir previamente quem são os proprietários dos bens escassos, delimitando-se a propriedade privada. Nesse sentido, será emanado entendimento em favor da inafastável inter-relação entre os Direitos de Propriedade e a Análise Econômica do Direito, tendo em vista ser notavelmente mais economicamente eficiente se delimitar, previamente, quem é (são), exatamente, o(s) proprietário(s) de determinado bem escasso.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/9961
10.5752/P.2318-7999.2016v19n37p189
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/9961
identifier_str_mv 10.5752/P.2318-7999.2016v19n37p189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/9961/11238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da Faculdade Mineira de Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da Faculdade Mineira de Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade Mineira de Direito; v. 19 n. 37 (2016): Revista da Faculdade Mineira de Direito - PUC Minas; 189
2318-7999
1808-9429
reponame:Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
collection Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||revistafmd@pucminas.br
_version_ 1799124788610859008