COSMOVISÃO E RELIGIOSIDADE ANDINA: UMA DINÂMICA HISTÓRICA DE ENCONTROS, DESENCONTROS, REENCONTROS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6692 |
Resumo: | A religiosidade dos povos indígenas andinos contemporâneos é constituída por uma complexa interação teológica entre os diversos elementos originais e os cristianizados desde os fenômenos e ideologias historicamente produzidas, tais como imposição, interpenetração, extirpação, sincretismo, resistência e reinvenção. Nesse contexto imbricado desenvolveuse como forma de realce identitária uma cosmovisão particular bastante representativa de seus sentimentos e mentalidades a respeito do mundo, sobretudo no que se refere ao seu território e suas vivencias comunitárias marcadas pela reciprocidade e socialização das tradições. Assim, nossa proposta é analisar alguns dos diversos elementos das representaçõessimbólicas, mitológicas e ritualísticas dessas comunidades, caracterizadas pela oposição entre um persistente domínio do hegemônico e a autonomia criativa. |
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COSMOVISÃO E RELIGIOSIDADE ANDINA: UMA DINÂMICA HISTÓRICA DE ENCONTROS, DESENCONTROS, REENCONTROSReligiosidade. Sincretismo. Simbolismo. Reinterpretação.A religiosidade dos povos indígenas andinos contemporâneos é constituída por uma complexa interação teológica entre os diversos elementos originais e os cristianizados desde os fenômenos e ideologias historicamente produzidas, tais como imposição, interpenetração, extirpação, sincretismo, resistência e reinvenção. Nesse contexto imbricado desenvolveuse como forma de realce identitária uma cosmovisão particular bastante representativa de seus sentimentos e mentalidades a respeito do mundo, sobretudo no que se refere ao seu território e suas vivencias comunitárias marcadas pela reciprocidade e socialização das tradições. Assim, nossa proposta é analisar alguns dos diversos elementos das representaçõessimbólicas, mitológicas e ritualísticas dessas comunidades, caracterizadas pela oposição entre um persistente domínio do hegemônico e a autonomia criativa.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6692INTERAÇÕES; Vol 4 No 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 149-162INTERAÇÕES; Vol. 4 Núm. 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 149-162INTERAÇÕES; v. 4 n. 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 149-1621983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6692/6124Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Avelar Araujo Santos2021-02-12T05:09:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6692Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:09:42Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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