VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p280
Resumo: Na atualidade o problema da violência nas escolas coloca os valores éticos no centro da ação educativa. Temas como perdão, fraternidade, libertação, tolerância, respeito à vida ou solidariedade são comuns a todas as tradições religiosas. Neste contexto, a disciplina de Ensino Religioso, desde uma perspectiva realmente inter-religiosa e pluricultural, aparece como o espaço escolar privilegiado para educação nos valores, especialmente para a paz. No presente artigo, após uma apresentação do fenômeno da violência no ambiente escolar, destaca-se o papel das religiões na construção de um ethos comum para a humanidade e a importância da educação na concretização desse projeto ético. Finalmente é mostrada a viabilidade de uma educação para a paz nas escolas através de um programa de intervenção psicopedagógica implementado nas aulas de Ensino Religioso de quatro centros educativos, públicos e privados, da região metropolitana de Belo Horizonte.
id PUC_MINS-5_2659d92ea3a1015170221cefe1a1dc77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6165
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280Na atualidade o problema da violência nas escolas coloca os valores éticos no centro da ação educativa. Temas como perdão, fraternidade, libertação, tolerância, respeito à vida ou solidariedade são comuns a todas as tradições religiosas. Neste contexto, a disciplina de Ensino Religioso, desde uma perspectiva realmente inter-religiosa e pluricultural, aparece como o espaço escolar privilegiado para educação nos valores, especialmente para a paz. No presente artigo, após uma apresentação do fenômeno da violência no ambiente escolar, destaca-se o papel das religiões na construção de um ethos comum para a humanidade e a importância da educação na concretização desse projeto ético. Finalmente é mostrada a viabilidade de uma educação para a paz nas escolas através de um programa de intervenção psicopedagógica implementado nas aulas de Ensino Religioso de quatro centros educativos, públicos e privados, da região metropolitana de Belo Horizonte. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p28010.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 280-295INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 280-295INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 280-2951983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p280/6242Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuñoz, Manuel Alfonso Díaz2021-02-12T05:08:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6165Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:51Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
title VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
spellingShingle VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
title_short VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
title_full VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
title_fullStr VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
title_sort VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
author Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
author_facet Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
description Na atualidade o problema da violência nas escolas coloca os valores éticos no centro da ação educativa. Temas como perdão, fraternidade, libertação, tolerância, respeito à vida ou solidariedade são comuns a todas as tradições religiosas. Neste contexto, a disciplina de Ensino Religioso, desde uma perspectiva realmente inter-religiosa e pluricultural, aparece como o espaço escolar privilegiado para educação nos valores, especialmente para a paz. No presente artigo, após uma apresentação do fenômeno da violência no ambiente escolar, destaca-se o papel das religiões na construção de um ethos comum para a humanidade e a importância da educação na concretização desse projeto ético. Finalmente é mostrada a viabilidade de uma educação para a paz nas escolas através de um programa de intervenção psicopedagógica implementado nas aulas de Ensino Religioso de quatro centros educativos, públicos e privados, da região metropolitana de Belo Horizonte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p280
10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p280
identifier_str_mv 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p280/6242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 280-295
INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 280-295
INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 280-295
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321138394202112