EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E CULTURA MODERNA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6706 |
Resumo: | O texto aborda a questão da possibilidade de uma autêntica experiência religiosa no mundo contemporâneo. Depois de caracterizar a experiência religiosa como uma atitude essencialmente gratuita para com o sagrado/divino, que se manifesta por própria iniciativa na realidade humano-mundana, o autor conclui que esta experiência é incompatívelcom o imanentismo e a visão antropocêntrica próprios da cultura moderna, que não têm senão se acentuado com o individualismo e o relativismo pós-modernos. Por outro lado, mostra que, independentemente da existência do sagrado/divino – questão que não é tratada no artigo – a atitude religiosa, como abertura para algo superior que dá sentido à existência, pertence à estrutura do espírito humano. Este fato explica porque o secularismo da cultura moderna não consegue abafar totalmente o sentimento religioso. Mas as manifestações religiosas, próprias dos tempos atuais, como o fundamentalismoe a New Age, enquanto frutos da mentalidade dominante, dificilmentepodem expressar-se de maneira autêntica. |
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EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E CULTURA MODERNAExperiência Religiosa. Modernidade. Antropocentrismo. Fundamentalismo. New Age.O texto aborda a questão da possibilidade de uma autêntica experiência religiosa no mundo contemporâneo. Depois de caracterizar a experiência religiosa como uma atitude essencialmente gratuita para com o sagrado/divino, que se manifesta por própria iniciativa na realidade humano-mundana, o autor conclui que esta experiência é incompatívelcom o imanentismo e a visão antropocêntrica próprios da cultura moderna, que não têm senão se acentuado com o individualismo e o relativismo pós-modernos. Por outro lado, mostra que, independentemente da existência do sagrado/divino – questão que não é tratada no artigo – a atitude religiosa, como abertura para algo superior que dá sentido à existência, pertence à estrutura do espírito humano. Este fato explica porque o secularismo da cultura moderna não consegue abafar totalmente o sentimento religioso. Mas as manifestações religiosas, próprias dos tempos atuais, como o fundamentalismoe a New Age, enquanto frutos da mentalidade dominante, dificilmentepodem expressar-se de maneira autêntica.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2014-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6706INTERAÇÕES; Vol 3 No 4 (2008): Dossiê: Filosofa da Religião; 17-36INTERAÇÕES; Vol. 3 Núm. 4 (2008): Dossiê: Filosofa da Religião; 17-36INTERAÇÕES; v. 3 n. 4 (2008): Dossiê: Filosofa da Religião; 17-361983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6706/6133Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessDowell SJ, João A. Mac2021-02-12T05:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:09:36Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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