HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Angélica Pinho Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6742
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apreender as representações da Escola Rural de Cruzeiro dos Peixotos produzidas pelas fotografias existentes no Arquivo Público de Uberlândia (APU), no período que compreende os anos de 1933 a 1959. O emprego das fotografias como fonte pode possibilitar a compreensão do universo escolar em uma dimensão mais ampliada, pois as imagens podem ser analisadas como dispositivos que servem tanto para demonstrar quanto para construir representações dos sujeitos e dos espaços escolares. Essas representações permitem apreender noções de hierarquia, relações de poder, envolvimento da comunidade com a escola, dimensões estéticas – que se voltam para os aspectos das vestimentas, dos uniformes, dos gestos e das posturas, por exemplo – enfim, detalhes que compõem a cultura escolar e que, no entanto, buscávamos apenas nos textos escritos.
id PUC_MINS-5_4675eae129c7c83abfa71b987ef74f6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6742
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)Cruzeiro dos Peixotos. Fotografias. Representações. Escola Rural. História.Esta pesquisa tem como objetivo apreender as representações da Escola Rural de Cruzeiro dos Peixotos produzidas pelas fotografias existentes no Arquivo Público de Uberlândia (APU), no período que compreende os anos de 1933 a 1959. O emprego das fotografias como fonte pode possibilitar a compreensão do universo escolar em uma dimensão mais ampliada, pois as imagens podem ser analisadas como dispositivos que servem tanto para demonstrar quanto para construir representações dos sujeitos e dos espaços escolares. Essas representações permitem apreender noções de hierarquia, relações de poder, envolvimento da comunidade com a escola, dimensões estéticas – que se voltam para os aspectos das vestimentas, dos uniformes, dos gestos e das posturas, por exemplo – enfim, detalhes que compõem a cultura escolar e que, no entanto, buscávamos apenas nos textos escritos.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6742INTERAÇÕES; Vol 2 No 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 155-172INTERAÇÕES; Vol. 2 Núm. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 155-172INTERAÇÕES; v. 2 n. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 155-1721983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6742/6167Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Angélica Pinho MartinsLima, Sandra Cristina Fagundes de2021-02-12T05:09:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6742Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:09:15Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
title HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
spellingShingle HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
Rocha, Angélica Pinho Martins
Cruzeiro dos Peixotos. Fotografias. Representações. Escola Rural. História.
title_short HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
title_full HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
title_fullStr HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
title_sort HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)
author Rocha, Angélica Pinho Martins
author_facet Rocha, Angélica Pinho Martins
Lima, Sandra Cristina Fagundes de
author_role author
author2 Lima, Sandra Cristina Fagundes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Angélica Pinho Martins
Lima, Sandra Cristina Fagundes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cruzeiro dos Peixotos. Fotografias. Representações. Escola Rural. História.
topic Cruzeiro dos Peixotos. Fotografias. Representações. Escola Rural. História.
description Esta pesquisa tem como objetivo apreender as representações da Escola Rural de Cruzeiro dos Peixotos produzidas pelas fotografias existentes no Arquivo Público de Uberlândia (APU), no período que compreende os anos de 1933 a 1959. O emprego das fotografias como fonte pode possibilitar a compreensão do universo escolar em uma dimensão mais ampliada, pois as imagens podem ser analisadas como dispositivos que servem tanto para demonstrar quanto para construir representações dos sujeitos e dos espaços escolares. Essas representações permitem apreender noções de hierarquia, relações de poder, envolvimento da comunidade com a escola, dimensões estéticas – que se voltam para os aspectos das vestimentas, dos uniformes, dos gestos e das posturas, por exemplo – enfim, detalhes que compõem a cultura escolar e que, no entanto, buscávamos apenas nos textos escritos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6742
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6742/6167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 2 No 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 155-172
INTERAÇÕES; Vol. 2 Núm. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 155-172
INTERAÇÕES; v. 2 n. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 155-172
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321139104088064