A DIGNITATIS HUMANAE E A LIBERDADE RELIGIOSA: Descontinuidade no magistério eclesiástico sobre o Estado moderno - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v8n13p39
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.2316-9451.2013v8n13p39 |
Resumo: | Nos últimos anos o debate em torno da hermenêutica do Concílio Vaticano II tomou novo fôlego, girando em torno de conceitos como continuidade, descontinuidade, reforma. A discussão sobre o lugar do concílio na história da Igreja, qual o grau de descontinuidade com a tradição, levou o então papa Bento XVI a se posicionar claramente sobre a sua interpretação em momentos distintos de seu pontificado. Em obra publicada em 1982, Joseph Ratzinger dizia que a constituição pastoral Gaudium et spes, sobre a Igreja no mundo de hoje, juntamente aos textos sobre a liberdade religiosa (Dignitatis humanae) e a relação com as diferentes religiões (Nostra Aetate), era uma revisão do Syllabus de Pio IX, uma espécie de “contra-Syllabus”. Partindo dessa percepção de Ratzinger, o artigo objetiva realizar uma primeira aproximação em relação a possível descontinuidade entre a declaração Dignitatis humanae do Vaticano II e o magistério eclesiástico sobre as relações entre a Igreja e o Estado moderno. |
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A DIGNITATIS HUMANAE E A LIBERDADE RELIGIOSA: Descontinuidade no magistério eclesiástico sobre o Estado moderno - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v8n13p39Concílio Vaticano II. Hermenêutica. Dignitatis Humanae. Magistério eclesiástico. Estado Moderno.Nos últimos anos o debate em torno da hermenêutica do Concílio Vaticano II tomou novo fôlego, girando em torno de conceitos como continuidade, descontinuidade, reforma. A discussão sobre o lugar do concílio na história da Igreja, qual o grau de descontinuidade com a tradição, levou o então papa Bento XVI a se posicionar claramente sobre a sua interpretação em momentos distintos de seu pontificado. Em obra publicada em 1982, Joseph Ratzinger dizia que a constituição pastoral Gaudium et spes, sobre a Igreja no mundo de hoje, juntamente aos textos sobre a liberdade religiosa (Dignitatis humanae) e a relação com as diferentes religiões (Nostra Aetate), era uma revisão do Syllabus de Pio IX, uma espécie de “contra-Syllabus”. Partindo dessa percepção de Ratzinger, o artigo objetiva realizar uma primeira aproximação em relação a possível descontinuidade entre a declaração Dignitatis humanae do Vaticano II e o magistério eclesiástico sobre as relações entre a Igreja e o Estado moderno.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.2316-9451.2013v8n13p3910.5752/P.1983-2478.2013v8n13p39-55INTERAÇÕES; Vol 8 No 13 (2013): Dossiê: Concílio Vaticano II: recuos e perspectivas; 39-55INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 13 (2013): Dossiê: Concílio Vaticano II: recuos e perspectivas; 39-55INTERAÇÕES; v. 8 n. 13 (2013): Dossiê: Concílio Vaticano II: recuos e perspectivas; 39-551983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.2316-9451.2013v8n13p39/5685Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaldeira, Rodrigo Coppe2021-02-12T05:09:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6127Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:09:01Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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