OLHARES SOBRE O ESPIRITISMO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/27129 |
Resumo: | O presente artigo analisa dois olhares de intelectuais, o italiano Cesare Lombroso (1835-1909) e o brasileiro João do Rio (1881-1921), que no início do século XX, produziram discursos sobre a presença do espiritismo nas cidades de Milão, Itália e do Rio de Janeiro, respectivamente, que renderiam duas obras de referência para o estudo das religiões mediúnicas: Hipnotismo e Mediunidade, de 1909 e As religiões no Rio, de 1904, aqui tomadas enquanto fontes históricas. A opção teórica-metodológica privilegiou a noção de campo em Pierre Bourdieu (2004) constando aproximações nas visões médicas e literárias. Concluiu-se que o espiritismo foi pensado por ambos a partir de duas vertentes: superior e inferior. Sendo o primeiro associado a grupos intelectuais e o segundo a grupos sociais lidos como inferiores e subalternizados, consideradas as especificidades históricas de cada autor. São marcantes as referências evolucionistas e as noções de civilização em voga no período. |
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OLHARES SOBRE O ESPIRITISMOVIEWS ON SPIRITISMPERSPECTIVAS SOBRE EL ESPIRITISMOCesare LombrosoJoão do RioSpiritismCesare LombrosoJoão do RioEspiritismoCesare LombrosoJoão do RioEspiritismoO presente artigo analisa dois olhares de intelectuais, o italiano Cesare Lombroso (1835-1909) e o brasileiro João do Rio (1881-1921), que no início do século XX, produziram discursos sobre a presença do espiritismo nas cidades de Milão, Itália e do Rio de Janeiro, respectivamente, que renderiam duas obras de referência para o estudo das religiões mediúnicas: Hipnotismo e Mediunidade, de 1909 e As religiões no Rio, de 1904, aqui tomadas enquanto fontes históricas. A opção teórica-metodológica privilegiou a noção de campo em Pierre Bourdieu (2004) constando aproximações nas visões médicas e literárias. Concluiu-se que o espiritismo foi pensado por ambos a partir de duas vertentes: superior e inferior. Sendo o primeiro associado a grupos intelectuais e o segundo a grupos sociais lidos como inferiores e subalternizados, consideradas as especificidades históricas de cada autor. São marcantes as referências evolucionistas e as noções de civilização em voga no período.This paper aims at analyzing the speeches of two intellectuals: Cesare Lombroso (Italian, 1835-1909) and João do Rio (Brazilian, 1881-1921). In the beginning of the 20th century, Lombroso wrote Hipnotismo e Mediunidade (1909) and João do Rio published As religões no Rio (1904). Both works deal with the presence of Spiritism in the cities of Milan, Italy and Rio de Janeiro, Brazil, respectively. However here they are taken as historical sources. The theoretical-methodological option favored the notion of field in Pierre Bourdieu (2004). And we found similarities in medical and literary views. It was found that spiritism was thought by both from two perspectives: superior and inferior. The first associated to intellectual groups and the second to social groups taken as inferior and subordinate. Evolutionary references and notions of civilization are striking in the analyzed works.Este articulo analiza las perspectivas de los intelectuales, el italiano Cesare Lombroso (1835-1909) y el brasileño João do Rio (1881-1921). A principios del siglo XX, los pensadores han producido discursos sobre la presencia del espiritismo en las ciudades de Milán, Italia y de Río de Janeiro, respectivamente, que darían lugar a dos obras de referencia para el estudio de las religiones mediúmnicas: Hipnotismo e Mediunidade, de 1909 y As religiões no Rio, de 1904, tomadas aquí como fuentes históricas. La opción teórico-metodológica favoreció la noción de campo en Pierre Bourdieu (2004) con aproximaciones en visiones médicas y literarias. Se encontró que el espiritismo era pensado por ambos desde dos lados: superiores y inferiores. El primero se asocia con grupos intelectuales y el segundo con grupos sociales vistos como inferiores y subordinados, considerando las especificidades históricas de cada autor. Resaltamos las memorables referencias evolucionistas y las nociones de civilización en boga en ese momento.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2022-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/2712910.5752/P.1983-2478.2022v17n2p297-316INTERAÇÕES; Vol 17 No 2 (2022): Espiritismo; 297-316INTERAÇÕES; Vol. 17 Núm. 2 (2022): Espiritismo; 297-316INTERAÇÕES; v. 17 n. 2 (2022): Espiritismo; 297-3161983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/27129/20154Copyright (c) 2022 Vanda Fortuna Serafim, Gabriela Harumi Arakiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Vanda Fortuna Araki, Gabriela Harumi 2022-10-26T18:48:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27129Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2022-10-26T18:48:50Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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O presente artigo analisa dois olhares de intelectuais, o italiano Cesare Lombroso (1835-1909) e o brasileiro João do Rio (1881-1921), que no início do século XX, produziram discursos sobre a presença do espiritismo nas cidades de Milão, Itália e do Rio de Janeiro, respectivamente, que renderiam duas obras de referência para o estudo das religiões mediúnicas: Hipnotismo e Mediunidade, de 1909 e As religiões no Rio, de 1904, aqui tomadas enquanto fontes históricas. A opção teórica-metodológica privilegiou a noção de campo em Pierre Bourdieu (2004) constando aproximações nas visões médicas e literárias. Concluiu-se que o espiritismo foi pensado por ambos a partir de duas vertentes: superior e inferior. Sendo o primeiro associado a grupos intelectuais e o segundo a grupos sociais lidos como inferiores e subalternizados, consideradas as especificidades históricas de cada autor. São marcantes as referências evolucionistas e as noções de civilização em voga no período. |
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