A TRADIÇÃO APOFÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/25791 |
Resumo: | E Este artigo apresenta o tema do apofatismo. Na teologia, ele se apresenta como “teologia negativa” ou como renúncia (aphaíresis) à materialização de Deus em formulações conceituais, preferindo assim uma “teologia simbólica” que “celebra” o Sagrado com imagens ou ícones. Já na filosofia, aparece relacionado ao discurso negativo sobre o Ser ou ao Uno-bem; e, também, como crítica à teologia cristã por ter transformado Deus num ídolo noético, construído com argumentos metafísicos (ontoteológicos) e fixado em linguagem logocêntrica. E, no misticismo, o apofatismo entende a superioridade do “Mistério” - que é experienciado na mística - reconhecendo a sua “inefabilidade” e o seu “anonimato”, bem como a sua “niilidade”. Entre os nossos referenciais teóricos se destacam: Deirdre Carabine, Cristos Yannaras, Jean Luc-Marion e Vladimir Lossky. O resultado final é a concepção da existência de uma tradição apofática no cristianismo que tem a sua originalidade no “discurso negativo” dos filósofos da Grécia antiga, sua configuração em “teologia negativa” e na “mística de trevas” a partir da Patrística e como crítica às concepções ontológicas de Deus na modernidade e na contemporaneidade. |
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A TRADIÇÃO APOFÁTICATHE APOPHATIC TRADITIONApophatismAphairetic theologyNegative philosophyMystique of darknessApophatismoTeología afairéticaFilosofía negativaMística oscuraApofatismoTeologia aphairéticaFilosofia negativaMística das trevasE Este artigo apresenta o tema do apofatismo. Na teologia, ele se apresenta como “teologia negativa” ou como renúncia (aphaíresis) à materialização de Deus em formulações conceituais, preferindo assim uma “teologia simbólica” que “celebra” o Sagrado com imagens ou ícones. Já na filosofia, aparece relacionado ao discurso negativo sobre o Ser ou ao Uno-bem; e, também, como crítica à teologia cristã por ter transformado Deus num ídolo noético, construído com argumentos metafísicos (ontoteológicos) e fixado em linguagem logocêntrica. E, no misticismo, o apofatismo entende a superioridade do “Mistério” - que é experienciado na mística - reconhecendo a sua “inefabilidade” e o seu “anonimato”, bem como a sua “niilidade”. Entre os nossos referenciais teóricos se destacam: Deirdre Carabine, Cristos Yannaras, Jean Luc-Marion e Vladimir Lossky. O resultado final é a concepção da existência de uma tradição apofática no cristianismo que tem a sua originalidade no “discurso negativo” dos filósofos da Grécia antiga, sua configuração em “teologia negativa” e na “mística de trevas” a partir da Patrística e como crítica às concepções ontológicas de Deus na modernidade e na contemporaneidade.This paper aims to present the theme of apophaticism. In theology, it is described as “negative theology” or as a renounce (aphairesis) to the materialization of God in conceptual formulations, privileging a “symbolic theology” that “celebrates” the Sacred with images or icons. On the other hand, in philosophy, it appears linked to the negative discourse about Being or to the One-good; and, also, as a criticism of Christian theology for having transformed God into a noetic idol, built with metaphysical arguments (ontotheological) and expressed in a logocentric language. And, in mysticism, apophaticism perceives the superiority of the “Mystery” - which is experienced in mysticism - recognizing its “ineffability” and its “anonymity”, and its “nihilism” as well. Among our theoretical references are Deirdre Carabine, Cristos Yannaras, Jean Luc-Marion, and Vladimir Lossky. The final result is the conception of the existence of an apophatic tradition in Christianity that has its originality in the “negative discourse” of the philosophers of ancient Greece, its configuration in “negative theology” and in the “mystique of darkness” from Patristicism on, and as a critique of the ontological conceptions of God in modernity and contemporaneity.Este artículo presenta el tema del apofatismo. En teología, se presenta como “teología negativa” o como renuncia (aphairesis) a la materialización de Dios en formulaciones conceptuales, prefiriendo así una “teología simbólica” que "celebra" lo Sagrado con imágenes o iconos. En filosofía, en cambio, aparece relacionado con el discurso negativo sobre el Ser o con el Uno-Bien; y, también, como crítica a la teología cristiana por haber transformado a Dios en un ídolo noético, construido con argumentos metafísicos (ontoteológicos) y fijado en el lenguaje logocéntrico. Y, en la mística, el apofatismo comprende la superioridad del “Misterio” - que se experimenta en la mística - reconociendo su “inefabilidad” y su “anonimato”, así como su “nihilidad”. Nuestras referencias teóricas incluyen: Deirdre Carabine, Cristos Yannaras, Jean Luc-Marion y Vladimir Lossky. El resultado final es la concepción de la existencia de una tradición apofática en el cristianismo que tiene su originalidad en el “discurso negativo” de los filósofos de la antigua Grecia, su configuración en la “teología negativa” y en la “mística de las tinieblas” de la época patrística y como crítica a las concepciones ontológicas de Dios en la modernidad y la contemporaneidad.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/2579110.5752/P.1983-2478.2022v17n1p89-110INTERAÇÕES; Vol 17 No 1 (2022): Temática livre; 89-110INTERAÇÕES; Vol. 17 Núm. 1 (2022): Temática livre; 89-110INTERAÇÕES; v. 17 n. 1 (2022): Temática livre; 89-1101983-2478reponame:Interações (Uberlândia. 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