ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Klara Cruz de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Páscoa, Luciane Viana Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/22004
Resumo: O artista Robert Wilson é uma importante figura para o teatro contemporâneo, pois seus espetáculos teatrais são compostos de uma virtuosa visualidade, que se constitue em metáforas e signos que precisam ser decodificados pelo espectador de acordo com sua observação perante a obra. Com base em sua trajetória artística e pessoal é que percebemos a construção da identidade cênica e a maneira que são concebidas suas obras. Uma das formas de enunciação poética do artista acontece através da liberdade dada ao fruidor para experimentá-la, fazendo com que seus espetáculos sejam um conjunto de espectros de paisagens a serem elucidadas pelo próprio observador. Devido a isso, para adentrarmos em questões ontológicas evocadas pela visualidade do artista, é necessário que contextualizemos alguns relatos de sua trajetória pessoal. Essa foi uma das principais instâncias que fizeram com que questões conceituais fossem exploradas cenicamente por esse diretor teatral ao longo dos anos. Portanto, para que afunilemos este estudo, iremos visualizar os caminhos da narrativa do personagem bíblico Adão, no espetáculo Adam’s Passion. Ademais, nossos materiais metodológicos para esta investigação se imbricam nos pensamentos de ontologia da arte, concatenados por Currie (1989), e pela abordagem da análise de espetáculos de Belém (2014).
id PUC_MINS-5_bea36f0ed8794cfe0e361ee790bf2112
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22004
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSONONTOLOGY AND VISUAL POETICS IN THE SPECTACLE ADAM’S PASSION, BY ROBERT WILSONRobert WilsonAdam’s PassionSpetacle AnalyzisArt OntologyContemporary TheatreRobert WilsonAdam’s PassionAnálise de espetáculosOntologia da ArteTeatro ContemporâneoO artista Robert Wilson é uma importante figura para o teatro contemporâneo, pois seus espetáculos teatrais são compostos de uma virtuosa visualidade, que se constitue em metáforas e signos que precisam ser decodificados pelo espectador de acordo com sua observação perante a obra. Com base em sua trajetória artística e pessoal é que percebemos a construção da identidade cênica e a maneira que são concebidas suas obras. Uma das formas de enunciação poética do artista acontece através da liberdade dada ao fruidor para experimentá-la, fazendo com que seus espetáculos sejam um conjunto de espectros de paisagens a serem elucidadas pelo próprio observador. Devido a isso, para adentrarmos em questões ontológicas evocadas pela visualidade do artista, é necessário que contextualizemos alguns relatos de sua trajetória pessoal. Essa foi uma das principais instâncias que fizeram com que questões conceituais fossem exploradas cenicamente por esse diretor teatral ao longo dos anos. Portanto, para que afunilemos este estudo, iremos visualizar os caminhos da narrativa do personagem bíblico Adão, no espetáculo Adam’s Passion. Ademais, nossos materiais metodológicos para esta investigação se imbricam nos pensamentos de ontologia da arte, concatenados por Currie (1989), e pela abordagem da análise de espetáculos de Belém (2014).The artist Robert Wilson is an important character to contemporary theater, as his theatrical performances are composed by virtuous visuality, which is reproduced in metaphors and signs that need to be unraveled by the viewers according to their observation about the work. Being from his artistic and personal trajectory that we perceive the construction of his scenic identity, and also the way his works are conceived.  For one of the artist's forms of poetic enunciation happens through the freedom given to the audience to experience it, making his performances a set of the spectrum of landscapes to be elucidated by the work's observer. Because of this, in order to enter into ontological issues evoked by the artist's visuality, it is necessary that we go through triggers arising from his personal life, as this was one of the main instances that caused conceptual issues to be explored scenically by this theatrical director over the years.  Therefore, for us to funnel this study, we will visualize the paths of the narrative of the biblical character Adam, in the show Adam’s Passion. Furthermore, our methodological materials for this investigation are intertwined in the thoughts of art ontology, concatenated by Currie (1989), and also in the path indicated by the analysis of spectacles approach, by Belém (2014).Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2020-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/2200410.5752/P.1983-2478.2020v15n2p248-269INTERAÇÕES; Vol 15 No 2 (2020); 248-269INTERAÇÕES; Vol. 15 Núm. 2 (2020); 248-269INTERAÇÕES; v. 15 n. 2 (2020); 248-2691983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/22004/17337Copyright (c) 2020 Klara Cruz de Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Klara Cruz de Páscoa, Luciane Viana Barros2022-04-30T13:37:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22004Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2022-04-30T13:37:48Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
ONTOLOGY AND VISUAL POETICS IN THE SPECTACLE ADAM’S PASSION, BY ROBERT WILSON
title ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
spellingShingle ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
Oliveira, Klara Cruz de
Robert Wilson
Adam’s Passion
Spetacle Analyzis
Art Ontology
Contemporary Theatre
Robert Wilson
Adam’s Passion
Análise de espetáculos
Ontologia da Arte
Teatro Contemporâneo
title_short ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
title_full ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
title_fullStr ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
title_full_unstemmed ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
title_sort ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
author Oliveira, Klara Cruz de
author_facet Oliveira, Klara Cruz de
Páscoa, Luciane Viana Barros
author_role author
author2 Páscoa, Luciane Viana Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Klara Cruz de
Páscoa, Luciane Viana Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Robert Wilson
Adam’s Passion
Spetacle Analyzis
Art Ontology
Contemporary Theatre
Robert Wilson
Adam’s Passion
Análise de espetáculos
Ontologia da Arte
Teatro Contemporâneo
topic Robert Wilson
Adam’s Passion
Spetacle Analyzis
Art Ontology
Contemporary Theatre
Robert Wilson
Adam’s Passion
Análise de espetáculos
Ontologia da Arte
Teatro Contemporâneo
description O artista Robert Wilson é uma importante figura para o teatro contemporâneo, pois seus espetáculos teatrais são compostos de uma virtuosa visualidade, que se constitue em metáforas e signos que precisam ser decodificados pelo espectador de acordo com sua observação perante a obra. Com base em sua trajetória artística e pessoal é que percebemos a construção da identidade cênica e a maneira que são concebidas suas obras. Uma das formas de enunciação poética do artista acontece através da liberdade dada ao fruidor para experimentá-la, fazendo com que seus espetáculos sejam um conjunto de espectros de paisagens a serem elucidadas pelo próprio observador. Devido a isso, para adentrarmos em questões ontológicas evocadas pela visualidade do artista, é necessário que contextualizemos alguns relatos de sua trajetória pessoal. Essa foi uma das principais instâncias que fizeram com que questões conceituais fossem exploradas cenicamente por esse diretor teatral ao longo dos anos. Portanto, para que afunilemos este estudo, iremos visualizar os caminhos da narrativa do personagem bíblico Adão, no espetáculo Adam’s Passion. Ademais, nossos materiais metodológicos para esta investigação se imbricam nos pensamentos de ontologia da arte, concatenados por Currie (1989), e pela abordagem da análise de espetáculos de Belém (2014).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/22004
10.5752/P.1983-2478.2020v15n2p248-269
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/22004
identifier_str_mv 10.5752/P.1983-2478.2020v15n2p248-269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/22004/17337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Klara Cruz de Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Klara Cruz de Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 15 No 2 (2020); 248-269
INTERAÇÕES; Vol. 15 Núm. 2 (2020); 248-269
INTERAÇÕES; v. 15 n. 2 (2020); 248-269
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321140046757888