CONHECENDO OS PARADIGMAS CATEQUÉTICOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-2478.2016v11n20p173 |
Resumo: | A catequese, especialmente a partir da Reforma Protestante, foi conduzida por paradigmas que emergiram das necessidades de cada tempo. Com o cisma protestante, a fé católica se viu impelida a desenvolver uma catequese capaz de afirmar sua identidade (cristã-católica) frente ao florescimento e crescimento da Igreja protestante. Surge, aqui a catequese doutrinária, alicerçada nos catecismos (primeiro paradigma). Esta será abalada pelo advento da razão moderna, que traz consigo novas demandas. Frente a essas demandas, emerge um novo paradigma catequético (segundo paradigma) que, buscando responder os anseios do homem moderno, não parte mais da doutrina, mas da concretude existencial dos sujeitos. Todavia, nenhum destes paradigmas, já consolidados, mostra-se suficiente para atender as necessidades da catequese frente às reivindicações do homem contemporâneo. Surge, assim, o terceiro paradigma catequético, ainda em construção, que busca um retorno à pedagogia “original da fé”, a pedagogia da iniciação, da proposta, capaz de proporcionar uma experiência pessoal do Ressuscitado, transformando as vidas e as ações dos indivíduos contemporâneos e de suas comunidades. |
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A catequese, especialmente a partir da Reforma Protestante, foi conduzida por paradigmas que emergiram das necessidades de cada tempo. Com o cisma protestante, a fé católica se viu impelida a desenvolver uma catequese capaz de afirmar sua identidade (cristã-católica) frente ao florescimento e crescimento da Igreja protestante. Surge, aqui a catequese doutrinária, alicerçada nos catecismos (primeiro paradigma). Esta será abalada pelo advento da razão moderna, que traz consigo novas demandas. Frente a essas demandas, emerge um novo paradigma catequético (segundo paradigma) que, buscando responder os anseios do homem moderno, não parte mais da doutrina, mas da concretude existencial dos sujeitos. Todavia, nenhum destes paradigmas, já consolidados, mostra-se suficiente para atender as necessidades da catequese frente às reivindicações do homem contemporâneo. Surge, assim, o terceiro paradigma catequético, ainda em construção, que busca um retorno à pedagogia “original da fé”, a pedagogia da iniciação, da proposta, capaz de proporcionar uma experiência pessoal do Ressuscitado, transformando as vidas e as ações dos indivíduos contemporâneos e de suas comunidades. |
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