CARTOGRAFIAS DO SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE: o nascimento da biorreligiosidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6366 |
Resumo: | Como resultado de uma pesquisa sob o título: “Subjetividade Contemporânea e Religiosidade – Cartografias de Novas Figurações Religiosas”, este estudo apresenta algumas das conclusões alcançadas. O objetivo da pesquisa foi investigar a experiência do sagrado na contemporaneidade e destacar o que tais experiências evidenciam acerca da subjetividade hoje. O método de investigação utilizado foi a cartografia – composta por entrevistas a fiéis e observação participante nos rituais religiosos dos grupos pesquisados. Nesta reflexão é apresentada uma breve cartografia do Santo Daime em Curitiba-PR (região metropolitana). Os resultados apontam a proeminência das sensações corporais sobre a cognição enquanto fonte de produção de sentido da experiência religiosa, podendo indicar o nascimento de uma biorreligiosidade, levantando assim, a pergunta se estaria ou não se configurando uma nova tendência no modo de produção de sentido da experiência religiosa contemporânea. |
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CARTOGRAFIAS DO SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE: o nascimento da biorreligiosidadeCartografia. Subjetividade Contemporânea. Ayahuasca. Biorreligiosidade. Santo Daime.Como resultado de uma pesquisa sob o título: “Subjetividade Contemporânea e Religiosidade – Cartografias de Novas Figurações Religiosas”, este estudo apresenta algumas das conclusões alcançadas. O objetivo da pesquisa foi investigar a experiência do sagrado na contemporaneidade e destacar o que tais experiências evidenciam acerca da subjetividade hoje. O método de investigação utilizado foi a cartografia – composta por entrevistas a fiéis e observação participante nos rituais religiosos dos grupos pesquisados. Nesta reflexão é apresentada uma breve cartografia do Santo Daime em Curitiba-PR (região metropolitana). Os resultados apontam a proeminência das sensações corporais sobre a cognição enquanto fonte de produção de sentido da experiência religiosa, podendo indicar o nascimento de uma biorreligiosidade, levantando assim, a pergunta se estaria ou não se configurando uma nova tendência no modo de produção de sentido da experiência religiosa contemporânea.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6366INTERAÇÕES; Vol 6 No 9 (2011): Dossiê Teologia Sistemática e Bíblia; 121-136INTERAÇÕES; Vol. 6 Núm. 9 (2011): Dossiê Teologia Sistemática e Bíblia; 121-136INTERAÇÕES; v. 6 n. 9 (2011): Dossiê Teologia Sistemática e Bíblia; 121-1361983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6366/5826Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsperandio, Mary R. G.2021-02-12T05:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6366Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:10:18Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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