Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luiz Paulo da Moita
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12552
Resumo: Aquestão central deste trabalho se refere à necessidade de a área de estudos lingüísticos se familiarizar com a grande ebulição que está sendo vivida nas Ciências Humanas e Sociais, principalmente, quando muitos pesquisadores nesses campos têm cada vez mais reconhecido a relevância da linguagem para compreender a vida social contemporânea e têm oferecido intravisões singulares sobre o discurso. Grande parte dessa ebulição se explica por uma série de mutações experienciadas na vida contemporânea que requerem teorias e metodologias novas e que, portanto, põem em xeque modos de produzir conhecimento que não dão conta dessas mudanças. Além disso, falase, cada vez mais, sobre hibridismo teórico-metodológico, sobre o fim do ideal de neutralidade e objetividade na produção do conhecimento, sobre a obrigação de questionar todas as práticas sociais do ponto de vista ético (inclusive aquelas de pesquisa) e sobre a responsabilidade para com os outros.
id PUC_MINS-6_145a3996e808b30dd9a4403efa329d31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12552
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticosMudanças sociais contemporâneasHibridismo teórico-metodológicoQuestionamento de neutralidade e objetividadeÉtica.Aquestão central deste trabalho se refere à necessidade de a área de estudos lingüísticos se familiarizar com a grande ebulição que está sendo vivida nas Ciências Humanas e Sociais, principalmente, quando muitos pesquisadores nesses campos têm cada vez mais reconhecido a relevância da linguagem para compreender a vida social contemporânea e têm oferecido intravisões singulares sobre o discurso. Grande parte dessa ebulição se explica por uma série de mutações experienciadas na vida contemporânea que requerem teorias e metodologias novas e que, portanto, põem em xeque modos de produzir conhecimento que não dão conta dessas mudanças. Além disso, falase, cada vez mais, sobre hibridismo teórico-metodológico, sobre o fim do ideal de neutralidade e objetividade na produção do conhecimento, sobre a obrigação de questionar todas as práticas sociais do ponto de vista ético (inclusive aquelas de pesquisa) e sobre a responsabilidade para com os outros.PUC Minas2004-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12552Scripta; Vol 7 No 14 (2004): Scripta 14; 159-171Scripta; v. 7 n. 14 (2004): Edição especial do I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura – interseções; 159-1712358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12552/9855Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luiz Paulo da Moita2021-11-05T11:33:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12552Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-11-05T11:33:40Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
title Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
spellingShingle Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
Lopes, Luiz Paulo da Moita
Mudanças sociais contemporâneas
Hibridismo teórico-metodológico
Questionamento de neutralidade e objetividade
Ética.
title_short Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
title_full Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
title_fullStr Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
title_full_unstemmed Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
title_sort Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
author Lopes, Luiz Paulo da Moita
author_facet Lopes, Luiz Paulo da Moita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luiz Paulo da Moita
dc.subject.por.fl_str_mv Mudanças sociais contemporâneas
Hibridismo teórico-metodológico
Questionamento de neutralidade e objetividade
Ética.
topic Mudanças sociais contemporâneas
Hibridismo teórico-metodológico
Questionamento de neutralidade e objetividade
Ética.
description Aquestão central deste trabalho se refere à necessidade de a área de estudos lingüísticos se familiarizar com a grande ebulição que está sendo vivida nas Ciências Humanas e Sociais, principalmente, quando muitos pesquisadores nesses campos têm cada vez mais reconhecido a relevância da linguagem para compreender a vida social contemporânea e têm oferecido intravisões singulares sobre o discurso. Grande parte dessa ebulição se explica por uma série de mutações experienciadas na vida contemporânea que requerem teorias e metodologias novas e que, portanto, põem em xeque modos de produzir conhecimento que não dão conta dessas mudanças. Além disso, falase, cada vez mais, sobre hibridismo teórico-metodológico, sobre o fim do ideal de neutralidade e objetividade na produção do conhecimento, sobre a obrigação de questionar todas as práticas sociais do ponto de vista ético (inclusive aquelas de pesquisa) e sobre a responsabilidade para com os outros.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12552
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12552/9855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 7 No 14 (2004): Scripta 14; 159-171
Scripta; v. 7 n. 14 (2004): Edição especial do I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura – interseções; 159-171
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329529793511424