O interacionismo social de Vigotski e o constructo de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p229 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre o Interacionismo social de Vigotski e os estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Entende-se que o ponto de convergência entre essas formulações reside na perspectiva descendente para a explicação e a definição dos seus respectivos objetos de investigação, ou seja, de que a linguagem, o desenvolvimento das funções superiores, assim como a constituição das crenças, partem do social até atingirem o individual. Trata-se de um estudo bibliográfico, que abarca a psicologia da linguagem em consonância com os pressupostos norteadores dos estudos de crenças. Para tanto, está embasado em autores como Vigotski (2007; 2009) e Friedrich (2012), cujo aporte teórico enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo, bem como concebe à interação social o principal fator do desenvolvimento cognitivo humano; e em Barcelos (2004; 2006; 2007) e Silva (2010), que tratam dos estudos e investigação de crenças de professores de língua.Palavras-chave: Interacionismo. Crenças. Ensino. Aprendizagem. Línguas. |
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O interacionismo social de Vigotski e o constructo de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguasInteracionismoCrençasEnsinoAprendizagemLínguasO presente trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre o Interacionismo social de Vigotski e os estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Entende-se que o ponto de convergência entre essas formulações reside na perspectiva descendente para a explicação e a definição dos seus respectivos objetos de investigação, ou seja, de que a linguagem, o desenvolvimento das funções superiores, assim como a constituição das crenças, partem do social até atingirem o individual. Trata-se de um estudo bibliográfico, que abarca a psicologia da linguagem em consonância com os pressupostos norteadores dos estudos de crenças. Para tanto, está embasado em autores como Vigotski (2007; 2009) e Friedrich (2012), cujo aporte teórico enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo, bem como concebe à interação social o principal fator do desenvolvimento cognitivo humano; e em Barcelos (2004; 2006; 2007) e Silva (2010), que tratam dos estudos e investigação de crenças de professores de língua.Palavras-chave: Interacionismo. Crenças. Ensino. Aprendizagem. Línguas.PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p22910.5752/P.2358-3428.2015v19n36p229Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 229-240Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 229-2402358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p229/9645Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessProchnow, Ana Lucia ChelotiVieira, Ana Nelcinda GarciaMarchesan, Maria Tereza Nunes2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10019Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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