A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19293 |
Resumo: | Este artigo trata da escrita em sala de aula a partir do escopo teórico da Análise do Discurso de linha materialista que considera a linguagem como materialidade discursiva, ou seja, produzida pela relação constitutiva do material linguístico com sua exterioridade que engloba os contextos enunciativo e sócio-histórico. Em nossas análises, investigamos a produção de autoria em três textos argumentativos produzidos por alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Buscamos também observar de que forma o discurso pedagógico polêmico pode intervir na produção textual dos alunos sobre temas socioculturais, favorecendo o sujeito-aluno se colocar na posição de autor. Comprovamos nossa hipótese de que a partir de um discurso polêmico, há o estímulo da polissemia e, assim, havendo, portanto, condições para o aluno ocupar discursivamente a posição-autor. Além disso, através dessa reflexão teórico-metodológica, discutimos sobre a abordagem de temáticas socioculturais na escola como forma de contribuir ativamente para a formação de sujeitos-cidadãos, capazes de refletir e discursivizar o mundo ao seu redor com singularidade assim como orienta a BNCC de 2018 com a proposta da educação integral. |
id |
PUC_MINS-6_54be62a23ee7a46ab6f6a2a4b61230ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19293 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autorDiscurso Pedagógico Escolar PolêmicoAutoriaTemas SocioculturaisEste artigo trata da escrita em sala de aula a partir do escopo teórico da Análise do Discurso de linha materialista que considera a linguagem como materialidade discursiva, ou seja, produzida pela relação constitutiva do material linguístico com sua exterioridade que engloba os contextos enunciativo e sócio-histórico. Em nossas análises, investigamos a produção de autoria em três textos argumentativos produzidos por alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Buscamos também observar de que forma o discurso pedagógico polêmico pode intervir na produção textual dos alunos sobre temas socioculturais, favorecendo o sujeito-aluno se colocar na posição de autor. Comprovamos nossa hipótese de que a partir de um discurso polêmico, há o estímulo da polissemia e, assim, havendo, portanto, condições para o aluno ocupar discursivamente a posição-autor. Além disso, através dessa reflexão teórico-metodológica, discutimos sobre a abordagem de temáticas socioculturais na escola como forma de contribuir ativamente para a formação de sujeitos-cidadãos, capazes de refletir e discursivizar o mundo ao seu redor com singularidade assim como orienta a BNCC de 2018 com a proposta da educação integral.PUC Minas2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/1929310.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40Scripta; Vol 23 No 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 165-178Scripta; v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 165-1782358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19293/15855https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, CarolinaSantos, Matheus Rodrigues dos2021-02-03T05:07:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19293Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-02-03T05:07:24Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
title |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
spellingShingle |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor Fernandes, Carolina Discurso Pedagógico Escolar Polêmico Autoria Temas Socioculturais |
title_short |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
title_full |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
title_fullStr |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
title_full_unstemmed |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
title_sort |
A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor |
author |
Fernandes, Carolina |
author_facet |
Fernandes, Carolina Santos, Matheus Rodrigues dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Matheus Rodrigues dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carolina Santos, Matheus Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Pedagógico Escolar Polêmico Autoria Temas Socioculturais |
topic |
Discurso Pedagógico Escolar Polêmico Autoria Temas Socioculturais |
description |
Este artigo trata da escrita em sala de aula a partir do escopo teórico da Análise do Discurso de linha materialista que considera a linguagem como materialidade discursiva, ou seja, produzida pela relação constitutiva do material linguístico com sua exterioridade que engloba os contextos enunciativo e sócio-histórico. Em nossas análises, investigamos a produção de autoria em três textos argumentativos produzidos por alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Buscamos também observar de que forma o discurso pedagógico polêmico pode intervir na produção textual dos alunos sobre temas socioculturais, favorecendo o sujeito-aluno se colocar na posição de autor. Comprovamos nossa hipótese de que a partir de um discurso polêmico, há o estímulo da polissemia e, assim, havendo, portanto, condições para o aluno ocupar discursivamente a posição-autor. Além disso, através dessa reflexão teórico-metodológica, discutimos sobre a abordagem de temáticas socioculturais na escola como forma de contribuir ativamente para a formação de sujeitos-cidadãos, capazes de refletir e discursivizar o mundo ao seu redor com singularidade assim como orienta a BNCC de 2018 com a proposta da educação integral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19293 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19293 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19293/15855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 23 No 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 165-178 Scripta; v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 165-178 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329530982596608 |