Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldstein, Norma Seltzer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19682
Resumo: Sendo o dialogismo processo inerente à linguagem, seria paradoxal considerar uma produção de texto – réplica dialógica escrita – como monológica, com ausência dialógica ou, mesmo, como incorreta. Na escola, porém, algumas correções de texto são realizadas segundo esse paradoxo. A avaliação escolar desconsidera o princípio da dialogia, ao aplicar critérios de correção que distinguem a boa réplica da má, caso este em que o texto é considerado inadequado. Buscamos discutir alguns desses critérios, de modo a observar sua aplicabilidade em uma perspectiva do dialogismo. Como objetivo, elegemos analisar um texto pelo viés de seu dialogismo constitutivo e propor uma perspectiva dialógica para a avaliação de texto, de modo a operar na formação do aluno-escrevente e do professor. A concepção de “erro” é relativa: pode traduzir a não aprendizagem de algum tópico pelo aluno; e pode, ainda, ser indício da necessidade de reflexão sobre a prática pedagógica, sendo, neste segundo caso, uma oportunidade de formação docente. Propomos, a partir de exemplificação, um olhar dialógico e inclusivo para os textos dos alunos, trabalhando aspectos constitutivos de suas próprias produções. Consideramos que tanto a produção quanto a avaliação da produção são atos responsivos dialógicos que afetam, na relação de alteridade, a constituição dos sujeitos que lidam com a escrita e podem, assim, ensinar e aprender mutuamente.
id PUC_MINS-6_753392b78d0087e6575a1ce3f95bd7b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19682
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógicoLinguística AplicadaEducaçãoAnálise Dialógica do DiscursoSendo o dialogismo processo inerente à linguagem, seria paradoxal considerar uma produção de texto – réplica dialógica escrita – como monológica, com ausência dialógica ou, mesmo, como incorreta. Na escola, porém, algumas correções de texto são realizadas segundo esse paradoxo. A avaliação escolar desconsidera o princípio da dialogia, ao aplicar critérios de correção que distinguem a boa réplica da má, caso este em que o texto é considerado inadequado. Buscamos discutir alguns desses critérios, de modo a observar sua aplicabilidade em uma perspectiva do dialogismo. Como objetivo, elegemos analisar um texto pelo viés de seu dialogismo constitutivo e propor uma perspectiva dialógica para a avaliação de texto, de modo a operar na formação do aluno-escrevente e do professor. A concepção de “erro” é relativa: pode traduzir a não aprendizagem de algum tópico pelo aluno; e pode, ainda, ser indício da necessidade de reflexão sobre a prática pedagógica, sendo, neste segundo caso, uma oportunidade de formação docente. Propomos, a partir de exemplificação, um olhar dialógico e inclusivo para os textos dos alunos, trabalhando aspectos constitutivos de suas próprias produções. Consideramos que tanto a produção quanto a avaliação da produção são atos responsivos dialógicos que afetam, na relação de alteridade, a constituição dos sujeitos que lidam com a escrita e podem, assim, ensinar e aprender mutuamente.PUC Minas2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/1968210.5752/P.2358-3428.2019v23n48p137-147Scripta; Vol 23 No 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 137-147Scripta; v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 137-1472358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19682/15886https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldstein, Norma SeltzerBartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro2021-02-03T05:07:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19682Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-02-03T05:07:29Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
title Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
spellingShingle Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
Goldstein, Norma Seltzer
Linguística Aplicada
Educação
Análise Dialógica do Discurso
title_short Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
title_full Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
title_fullStr Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
title_full_unstemmed Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
title_sort Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico
author Goldstein, Norma Seltzer
author_facet Goldstein, Norma Seltzer
Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
author_role author
author2 Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldstein, Norma Seltzer
Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada
Educação
Análise Dialógica do Discurso
topic Linguística Aplicada
Educação
Análise Dialógica do Discurso
description Sendo o dialogismo processo inerente à linguagem, seria paradoxal considerar uma produção de texto – réplica dialógica escrita – como monológica, com ausência dialógica ou, mesmo, como incorreta. Na escola, porém, algumas correções de texto são realizadas segundo esse paradoxo. A avaliação escolar desconsidera o princípio da dialogia, ao aplicar critérios de correção que distinguem a boa réplica da má, caso este em que o texto é considerado inadequado. Buscamos discutir alguns desses critérios, de modo a observar sua aplicabilidade em uma perspectiva do dialogismo. Como objetivo, elegemos analisar um texto pelo viés de seu dialogismo constitutivo e propor uma perspectiva dialógica para a avaliação de texto, de modo a operar na formação do aluno-escrevente e do professor. A concepção de “erro” é relativa: pode traduzir a não aprendizagem de algum tópico pelo aluno; e pode, ainda, ser indício da necessidade de reflexão sobre a prática pedagógica, sendo, neste segundo caso, uma oportunidade de formação docente. Propomos, a partir de exemplificação, um olhar dialógico e inclusivo para os textos dos alunos, trabalhando aspectos constitutivos de suas próprias produções. Consideramos que tanto a produção quanto a avaliação da produção são atos responsivos dialógicos que afetam, na relação de alteridade, a constituição dos sujeitos que lidam com a escrita e podem, assim, ensinar e aprender mutuamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19682
10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p137-147
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19682
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p137-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19682/15886
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 23 No 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 137-147
Scripta; v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 137-147
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329531284586496