A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aiala de Mello, Renata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Mello, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/17153
Resumo: Há vários anos, no Brasil, presenciamos ataques recíprocos entre algumas instituições midiáticas. Elas trocam acusações em espaços e horários nobres, sobretudo nos telejornais, sob a forma de reportagem. É a mídia sendo notícia na mídia, de maneira espetacularizada. Com isso, elas acabam forjando e alimentando o ethos umas das outras, valendo-se de recursos argumentativos carregados de pathos. Ao argumentar, elas buscam convencer, persuadir, seduzir e emocionar o público consumidor. Chamado e interpelado em suas crenças e em seus sentimentos, o telespectador é levado, de alguma forma, a se posicionar diante das denúncias. Assim, vemos, lemos e ouvimos, diariamente veiculadas pela mídia, notícias sobre escândalos financeiros e políticos ligados a essas instituições midiáticas. Tendo como pano de fundo esse contexto conflituoso da mídia, propomos, aqui, uma reflexão cujo objetivo geral é analisar discursivamente a construção das identidades dessas instituições e o uso das emoções para se justificarem e acusarem umas as outras. Com suas práticas discursivas, de suas atitudes e de seus posicionamentos ideológicos, elas acabam por afetar os telespectadores, os pathemizar. Além disso, esse espetáculo midiático grotesco forja, por espelhamento, nossas próprias identidades coletivas. Neste artigo, analisamos, sem a pretensão de exaurir o tema, visto que a questão se arrasta por décadas, algumas manchetes de jornais e também materiais recolhidos das mídias sociais sobre essa “guerra midiática”, no intuito de percebermos nesse corpus a construção do ethos dessas instituições, a estrutura argumentativa presente e as emoções visadas e suscitadas no público.
id PUC_MINS-6_7cb72f01ef9211d872464347c0dc1985
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17153
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeitaMídiaEthosPathosTelejornalismoAnálise do Discurso.Há vários anos, no Brasil, presenciamos ataques recíprocos entre algumas instituições midiáticas. Elas trocam acusações em espaços e horários nobres, sobretudo nos telejornais, sob a forma de reportagem. É a mídia sendo notícia na mídia, de maneira espetacularizada. Com isso, elas acabam forjando e alimentando o ethos umas das outras, valendo-se de recursos argumentativos carregados de pathos. Ao argumentar, elas buscam convencer, persuadir, seduzir e emocionar o público consumidor. Chamado e interpelado em suas crenças e em seus sentimentos, o telespectador é levado, de alguma forma, a se posicionar diante das denúncias. Assim, vemos, lemos e ouvimos, diariamente veiculadas pela mídia, notícias sobre escândalos financeiros e políticos ligados a essas instituições midiáticas. Tendo como pano de fundo esse contexto conflituoso da mídia, propomos, aqui, uma reflexão cujo objetivo geral é analisar discursivamente a construção das identidades dessas instituições e o uso das emoções para se justificarem e acusarem umas as outras. Com suas práticas discursivas, de suas atitudes e de seus posicionamentos ideológicos, elas acabam por afetar os telespectadores, os pathemizar. Além disso, esse espetáculo midiático grotesco forja, por espelhamento, nossas próprias identidades coletivas. Neste artigo, analisamos, sem a pretensão de exaurir o tema, visto que a questão se arrasta por décadas, algumas manchetes de jornais e também materiais recolhidos das mídias sociais sobre essa “guerra midiática”, no intuito de percebermos nesse corpus a construção do ethos dessas instituições, a estrutura argumentativa presente e as emoções visadas e suscitadas no público.PUC Minas2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/1715310.5752/P.2358-3428.2018v22n45p179-190Scripta; Vol 22 No 45 (2018): Scripta 45; 179-190Scripta; v. 22 n. 45 (2018): Mídia e discurso; 179-1902358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/17153/13831https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAiala de Mello, Renatade Mello, Renato2021-02-03T05:08:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17153Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-02-03T05:08:01Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
title A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
spellingShingle A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
Aiala de Mello, Renata
Mídia
Ethos
Pathos
Telejornalismo
Análise do Discurso.
title_short A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
title_full A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
title_fullStr A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
title_full_unstemmed A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
title_sort A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita
author Aiala de Mello, Renata
author_facet Aiala de Mello, Renata
de Mello, Renato
author_role author
author2 de Mello, Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aiala de Mello, Renata
de Mello, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Ethos
Pathos
Telejornalismo
Análise do Discurso.
topic Mídia
Ethos
Pathos
Telejornalismo
Análise do Discurso.
description Há vários anos, no Brasil, presenciamos ataques recíprocos entre algumas instituições midiáticas. Elas trocam acusações em espaços e horários nobres, sobretudo nos telejornais, sob a forma de reportagem. É a mídia sendo notícia na mídia, de maneira espetacularizada. Com isso, elas acabam forjando e alimentando o ethos umas das outras, valendo-se de recursos argumentativos carregados de pathos. Ao argumentar, elas buscam convencer, persuadir, seduzir e emocionar o público consumidor. Chamado e interpelado em suas crenças e em seus sentimentos, o telespectador é levado, de alguma forma, a se posicionar diante das denúncias. Assim, vemos, lemos e ouvimos, diariamente veiculadas pela mídia, notícias sobre escândalos financeiros e políticos ligados a essas instituições midiáticas. Tendo como pano de fundo esse contexto conflituoso da mídia, propomos, aqui, uma reflexão cujo objetivo geral é analisar discursivamente a construção das identidades dessas instituições e o uso das emoções para se justificarem e acusarem umas as outras. Com suas práticas discursivas, de suas atitudes e de seus posicionamentos ideológicos, elas acabam por afetar os telespectadores, os pathemizar. Além disso, esse espetáculo midiático grotesco forja, por espelhamento, nossas próprias identidades coletivas. Neste artigo, analisamos, sem a pretensão de exaurir o tema, visto que a questão se arrasta por décadas, algumas manchetes de jornais e também materiais recolhidos das mídias sociais sobre essa “guerra midiática”, no intuito de percebermos nesse corpus a construção do ethos dessas instituições, a estrutura argumentativa presente e as emoções visadas e suscitadas no público.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/17153
10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p179-190
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/17153
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p179-190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/17153/13831
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 22 No 45 (2018): Scripta 45; 179-190
Scripta; v. 22 n. 45 (2018): Mídia e discurso; 179-190
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526917267456