Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p219 |
Resumo: | Em interlocução com o pressuposto de que as práticas discursivas da esfera acadêmica são espaços constitutivos de identidades, este trabalho, sob uma perspectiva discursiva, investiga os posicionamentos discursivo-enunciativos de alunos em processo de formação acadêmico-profissional em Letras, a fim de compreender os movimentos de emergência identitária desses sujeitos no trabalho da construção discursiva de seus textos. Tendo em vista não somente a organização da composicionalidade textual como também as condições de produção dos discursos, são analisados diferentes mecanismos enunciativos e discursivos (particularmente as estratégias de referência pessoal, as modalizações e o jogo de vozes) em atividades acadêmicas desenvolvidas por alunos em formação inicial (2º período), recém‑ingressados na universidade, e por alunos no último ano do Curso (7º período), às vésperas de se formarem. Em vista disso, a análise do corpus contempla as diversas formas pelas quais o sujeito investe-se para dizer o que diz e como diz, com o objetivo de apreender as imagens que ele constrói sobre a própria formação, bem como os papéis sociais que assume e suas ações na esfera acadêmica. |
id |
PUC_MINS-6_857aa89dcd79f095aa1155dcdcc6dbde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8749 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmicaPosicionamentos identitáriosJogo de vozesReferência pessoalModalizações.Em interlocução com o pressuposto de que as práticas discursivas da esfera acadêmica são espaços constitutivos de identidades, este trabalho, sob uma perspectiva discursiva, investiga os posicionamentos discursivo-enunciativos de alunos em processo de formação acadêmico-profissional em Letras, a fim de compreender os movimentos de emergência identitária desses sujeitos no trabalho da construção discursiva de seus textos. Tendo em vista não somente a organização da composicionalidade textual como também as condições de produção dos discursos, são analisados diferentes mecanismos enunciativos e discursivos (particularmente as estratégias de referência pessoal, as modalizações e o jogo de vozes) em atividades acadêmicas desenvolvidas por alunos em formação inicial (2º período), recém‑ingressados na universidade, e por alunos no último ano do Curso (7º período), às vésperas de se formarem. Em vista disso, a análise do corpus contempla as diversas formas pelas quais o sujeito investe-se para dizer o que diz e como diz, com o objetivo de apreender as imagens que ele constrói sobre a própria formação, bem como os papéis sociais que assume e suas ações na esfera acadêmica. PUC Minas2013-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p21910.5752/P.2358-3428.2013v17n32p219Scripta; Vol 17 No 32 (2013): Scripta 32; 219-240Scripta; v. 17 n. 32 (2013): Letramento e identidade: questões em estudo; 219-2402358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p219/pdfSilva, Jane Quintiliano GuimaraesGomide, Renata Oliveira Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:50:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8749Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:50:07Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
title |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
spellingShingle |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica Silva, Jane Quintiliano Guimaraes Posicionamentos identitários Jogo de vozes Referência pessoal Modalizações. |
title_short |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
title_full |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
title_fullStr |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
title_full_unstemmed |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
title_sort |
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica |
author |
Silva, Jane Quintiliano Guimaraes |
author_facet |
Silva, Jane Quintiliano Guimaraes Gomide, Renata Oliveira Marques |
author_role |
author |
author2 |
Gomide, Renata Oliveira Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jane Quintiliano Guimaraes Gomide, Renata Oliveira Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posicionamentos identitários Jogo de vozes Referência pessoal Modalizações. |
topic |
Posicionamentos identitários Jogo de vozes Referência pessoal Modalizações. |
description |
Em interlocução com o pressuposto de que as práticas discursivas da esfera acadêmica são espaços constitutivos de identidades, este trabalho, sob uma perspectiva discursiva, investiga os posicionamentos discursivo-enunciativos de alunos em processo de formação acadêmico-profissional em Letras, a fim de compreender os movimentos de emergência identitária desses sujeitos no trabalho da construção discursiva de seus textos. Tendo em vista não somente a organização da composicionalidade textual como também as condições de produção dos discursos, são analisados diferentes mecanismos enunciativos e discursivos (particularmente as estratégias de referência pessoal, as modalizações e o jogo de vozes) em atividades acadêmicas desenvolvidas por alunos em formação inicial (2º período), recém‑ingressados na universidade, e por alunos no último ano do Curso (7º período), às vésperas de se formarem. Em vista disso, a análise do corpus contempla as diversas formas pelas quais o sujeito investe-se para dizer o que diz e como diz, com o objetivo de apreender as imagens que ele constrói sobre a própria formação, bem como os papéis sociais que assume e suas ações na esfera acadêmica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p219 10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p219 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p219 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p219/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 17 No 32 (2013): Scripta 32; 219-240 Scripta; v. 17 n. 32 (2013): Letramento e identidade: questões em estudo; 219-240 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329527767662592 |