O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teresinha Sartori, Adriane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319
Resumo: Preocupados em encontrar alternativas produtivas na formação de professores de língua portuguesa, resolvemos investigar o potencial do gênero discursivo “memorial de formação” nesse processo. Para realizar a pesquisa, tomamos, como objeto de investigação, quarenta memoriais de formação produzidos no Proesf, programa da Faculdade de Educação da Unicamp, para analisá-los em sua constituição de temas, forma composicional e estilo, tendo a teoria bakhtiniana como base do estudo, vista sob perspectiva da Linguística Aplicada e ancorada em abordagem metodológica qualitativa. Os resultados parecem indicar que esse gênero auxilia o processo de formação de professores de maneira significativa, especialmente pela ressignificação de experiências que propicia. 
id PUC_MINS-6_a891e6b63973f90827b5d514fca57449
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4319
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling O memorial de formação e a graduação de (futuros) professoresMemorial de formaçãoFormação de professoresEscrita de professores.Preocupados em encontrar alternativas produtivas na formação de professores de língua portuguesa, resolvemos investigar o potencial do gênero discursivo “memorial de formação” nesse processo. Para realizar a pesquisa, tomamos, como objeto de investigação, quarenta memoriais de formação produzidos no Proesf, programa da Faculdade de Educação da Unicamp, para analisá-los em sua constituição de temas, forma composicional e estilo, tendo a teoria bakhtiniana como base do estudo, vista sob perspectiva da Linguística Aplicada e ancorada em abordagem metodológica qualitativa. Os resultados parecem indicar que esse gênero auxilia o processo de formação de professores de maneira significativa, especialmente pela ressignificação de experiências que propicia. PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 267-284Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 267-2842358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319/4466Teresinha Sartori, Adrianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4319Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
title O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
spellingShingle O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
Teresinha Sartori, Adriane
Memorial de formação
Formação de professores
Escrita de professores.
title_short O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
title_full O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
title_fullStr O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
title_full_unstemmed O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
title_sort O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
author Teresinha Sartori, Adriane
author_facet Teresinha Sartori, Adriane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teresinha Sartori, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv Memorial de formação
Formação de professores
Escrita de professores.
topic Memorial de formação
Formação de professores
Escrita de professores.
description Preocupados em encontrar alternativas produtivas na formação de professores de língua portuguesa, resolvemos investigar o potencial do gênero discursivo “memorial de formação” nesse processo. Para realizar a pesquisa, tomamos, como objeto de investigação, quarenta memoriais de formação produzidos no Proesf, programa da Faculdade de Educação da Unicamp, para analisá-los em sua constituição de temas, forma composicional e estilo, tendo a teoria bakhtiniana como base do estudo, vista sob perspectiva da Linguística Aplicada e ancorada em abordagem metodológica qualitativa. Os resultados parecem indicar que esse gênero auxilia o processo de formação de professores de maneira significativa, especialmente pela ressignificação de experiências que propicia. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319/4466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 267-284
Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 267-284
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527329357824