Prática textual: ensino, produção e revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Gonçalves, Clézio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Teresa Nastri de Carvalho, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363
Resumo: Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a prática de escritura de textos, privilegiando-se aspectos do ensino, processos da produção e encaminhamentos da revisão. Ensinar a produzir um texto é um processo lento, pressupõe-se, entre tantos processos envolvidos, o da retextualização e o da revisão. Por sua vez, a revisão de textos é fruto de um compromisso assumido na interação entre o revisor e o autor, despertando-se um cuidado e um respeito pela versão final do texto produzido. No que concerne à perspectiva da revisão do texto produzido, a ênfase deste artigo fica por conta do tratamento dado às propriedades da textualidade, pensando-se o texto não como um produto em si, mas como resultado de uma atividade linguístico-cognitiva socialmente situada. 
id PUC_MINS-6_acde4a72ad169ceda34cfefba7855cb6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4363
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Prática textual: ensino, produção e revisãoProdução de textoRevisão de textoTextualidadeRetextualizaçãoEnsino.Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a prática de escritura de textos, privilegiando-se aspectos do ensino, processos da produção e encaminhamentos da revisão. Ensinar a produzir um texto é um processo lento, pressupõe-se, entre tantos processos envolvidos, o da retextualização e o da revisão. Por sua vez, a revisão de textos é fruto de um compromisso assumido na interação entre o revisor e o autor, despertando-se um cuidado e um respeito pela versão final do texto produzido. No que concerne à perspectiva da revisão do texto produzido, a ênfase deste artigo fica por conta do tratamento dado às propriedades da textualidade, pensando-se o texto não como um produto em si, mas como resultado de uma atividade linguístico-cognitiva socialmente situada. PUC Minas2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363Scripta; Vol 14 No 26 (2010): Scripta 26; 235-249Scripta; v. 14 n. 26 (2010): Scripta 26; 235-2492358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363/4508Roberto Gonçalves, ClézioTeresa Nastri de Carvalho, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:38:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4363Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:38:24Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática textual: ensino, produção e revisão
title Prática textual: ensino, produção e revisão
spellingShingle Prática textual: ensino, produção e revisão
Roberto Gonçalves, Clézio
Produção de texto
Revisão de texto
Textualidade
Retextualização
Ensino.
title_short Prática textual: ensino, produção e revisão
title_full Prática textual: ensino, produção e revisão
title_fullStr Prática textual: ensino, produção e revisão
title_full_unstemmed Prática textual: ensino, produção e revisão
title_sort Prática textual: ensino, produção e revisão
author Roberto Gonçalves, Clézio
author_facet Roberto Gonçalves, Clézio
Teresa Nastri de Carvalho, Maria
author_role author
author2 Teresa Nastri de Carvalho, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Gonçalves, Clézio
Teresa Nastri de Carvalho, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de texto
Revisão de texto
Textualidade
Retextualização
Ensino.
topic Produção de texto
Revisão de texto
Textualidade
Retextualização
Ensino.
description Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a prática de escritura de textos, privilegiando-se aspectos do ensino, processos da produção e encaminhamentos da revisão. Ensinar a produzir um texto é um processo lento, pressupõe-se, entre tantos processos envolvidos, o da retextualização e o da revisão. Por sua vez, a revisão de textos é fruto de um compromisso assumido na interação entre o revisor e o autor, despertando-se um cuidado e um respeito pela versão final do texto produzido. No que concerne à perspectiva da revisão do texto produzido, a ênfase deste artigo fica por conta do tratamento dado às propriedades da textualidade, pensando-se o texto não como um produto em si, mas como resultado de uma atividade linguístico-cognitiva socialmente situada. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363/4508
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 14 No 26 (2010): Scripta 26; 235-249
Scripta; v. 14 n. 26 (2010): Scripta 26; 235-249
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527373398016