Mudança sem mudança: a concordância de número no português brasileiro
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12597 |
Resumo: | Neste artigo, refletimos sobre o que as variáveis anos de escolarização e saliência fônica nos revelam a respeito de processos de mudança lingüística no português brasileiro falado no Rio de Janeiro com relação a fenômenos estigmatizados fortemente estruturados, como a concordância de número. Para tanto, apresentamos análises comparativas com base em três amostras: (1) uma amostra aleatória de 64 falantes gravados no início da década de 1980; (2) uma amostra aleatória de 32 falantes gravados no final da década de 1990; (3) um grupo não aleatório de 16 falantes da amostra de 1980, recontactados em 1999-2000, após um intervalo médio de 18 anos. Reafirmamos que o melhor modelo para dar conta de mudança em um fenômeno estigmatizado é de fluxos e contrafluxos, que apresenta a configuração de grupos e de indivíduos transitando por diversas vias sociais lingüisticamente estruturadas. |
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Neste artigo, refletimos sobre o que as variáveis anos de escolarização e saliência fônica nos revelam a respeito de processos de mudança lingüística no português brasileiro falado no Rio de Janeiro com relação a fenômenos estigmatizados fortemente estruturados, como a concordância de número. Para tanto, apresentamos análises comparativas com base em três amostras: (1) uma amostra aleatória de 64 falantes gravados no início da década de 1980; (2) uma amostra aleatória de 32 falantes gravados no final da década de 1990; (3) um grupo não aleatório de 16 falantes da amostra de 1980, recontactados em 1999-2000, após um intervalo médio de 18 anos. Reafirmamos que o melhor modelo para dar conta de mudança em um fenômeno estigmatizado é de fluxos e contrafluxos, que apresenta a configuração de grupos e de indivíduos transitando por diversas vias sociais lingüisticamente estruturadas. |
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