Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro de Oliveira, Adilson
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253
Resumo: A partir de discussões advindas do campo dos “novos” estudos do letramento e suas relações com gêneros da esfera universitária, este artigo objetiva uma reflexão sobre a escrita (e seus processos) no ensino superior, mais especificamente na formação de professores na modalidade EaD (Educação a Distância). Tendo como objeto de estudo produções escritas de alunas de um curso de Pedagogia, pretende-se investigar, de um ponto de vista enunciativo-discursivo, as representações que são atualizadas na configuração de relatos de experiência, os quais culminaram na produção do gênero artigo científico. Deseja-se, ao fim, que esta reflexão suscite indagações de interesse tanto para o ensino quanto para a pesquisa que possam contribuir para o entendimento da questão; desse modo, problematizando propostas para o ensino do gênero na formação universitária e suas implicações na especificidade da EaD. 
id PUC_MINS-6_c7c5ea716543b3db2b4625468234d8fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4253
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distânciaGêneroLetramento acadêmicoRepresentaçõesFormação de professores em EaD.A partir de discussões advindas do campo dos “novos” estudos do letramento e suas relações com gêneros da esfera universitária, este artigo objetiva uma reflexão sobre a escrita (e seus processos) no ensino superior, mais especificamente na formação de professores na modalidade EaD (Educação a Distância). Tendo como objeto de estudo produções escritas de alunas de um curso de Pedagogia, pretende-se investigar, de um ponto de vista enunciativo-discursivo, as representações que são atualizadas na configuração de relatos de experiência, os quais culminaram na produção do gênero artigo científico. Deseja-se, ao fim, que esta reflexão suscite indagações de interesse tanto para o ensino quanto para a pesquisa que possam contribuir para o entendimento da questão; desse modo, problematizando propostas para o ensino do gênero na formação universitária e suas implicações na especificidade da EaD. PUC Minas2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 307-320Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 307-3202358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253/4406Ribeiro de Oliveira, Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4253Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:51:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
title Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
spellingShingle Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
Ribeiro de Oliveira, Adilson
Gênero
Letramento acadêmico
Representações
Formação de professores em EaD.
title_short Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
title_full Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
title_fullStr Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
title_full_unstemmed Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
title_sort Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
author Ribeiro de Oliveira, Adilson
author_facet Ribeiro de Oliveira, Adilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro de Oliveira, Adilson
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Letramento acadêmico
Representações
Formação de professores em EaD.
topic Gênero
Letramento acadêmico
Representações
Formação de professores em EaD.
description A partir de discussões advindas do campo dos “novos” estudos do letramento e suas relações com gêneros da esfera universitária, este artigo objetiva uma reflexão sobre a escrita (e seus processos) no ensino superior, mais especificamente na formação de professores na modalidade EaD (Educação a Distância). Tendo como objeto de estudo produções escritas de alunas de um curso de Pedagogia, pretende-se investigar, de um ponto de vista enunciativo-discursivo, as representações que são atualizadas na configuração de relatos de experiência, os quais culminaram na produção do gênero artigo científico. Deseja-se, ao fim, que esta reflexão suscite indagações de interesse tanto para o ensino quanto para a pesquisa que possam contribuir para o entendimento da questão; desse modo, problematizando propostas para o ensino do gênero na formação universitária e suas implicações na especificidade da EaD. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253/4406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 307-320
Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 307-320
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526968647680