Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253 |
Resumo: | A partir de discussões advindas do campo dos “novos” estudos do letramento e suas relações com gêneros da esfera universitária, este artigo objetiva uma reflexão sobre a escrita (e seus processos) no ensino superior, mais especificamente na formação de professores na modalidade EaD (Educação a Distância). Tendo como objeto de estudo produções escritas de alunas de um curso de Pedagogia, pretende-se investigar, de um ponto de vista enunciativo-discursivo, as representações que são atualizadas na configuração de relatos de experiência, os quais culminaram na produção do gênero artigo científico. Deseja-se, ao fim, que esta reflexão suscite indagações de interesse tanto para o ensino quanto para a pesquisa que possam contribuir para o entendimento da questão; desse modo, problematizando propostas para o ensino do gênero na formação universitária e suas implicações na especificidade da EaD. |
id |
PUC_MINS-6_c7c5ea716543b3db2b4625468234d8fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4253 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distânciaGêneroLetramento acadêmicoRepresentaçõesFormação de professores em EaD.A partir de discussões advindas do campo dos “novos” estudos do letramento e suas relações com gêneros da esfera universitária, este artigo objetiva uma reflexão sobre a escrita (e seus processos) no ensino superior, mais especificamente na formação de professores na modalidade EaD (Educação a Distância). Tendo como objeto de estudo produções escritas de alunas de um curso de Pedagogia, pretende-se investigar, de um ponto de vista enunciativo-discursivo, as representações que são atualizadas na configuração de relatos de experiência, os quais culminaram na produção do gênero artigo científico. Deseja-se, ao fim, que esta reflexão suscite indagações de interesse tanto para o ensino quanto para a pesquisa que possam contribuir para o entendimento da questão; desse modo, problematizando propostas para o ensino do gênero na formação universitária e suas implicações na especificidade da EaD. PUC Minas2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 307-320Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 307-3202358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253/4406Ribeiro de Oliveira, Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4253Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:51:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
title |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
spellingShingle |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância Ribeiro de Oliveira, Adilson Gênero Letramento acadêmico Representações Formação de professores em EaD. |
title_short |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
title_full |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
title_fullStr |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
title_full_unstemmed |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
title_sort |
Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância |
author |
Ribeiro de Oliveira, Adilson |
author_facet |
Ribeiro de Oliveira, Adilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro de Oliveira, Adilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Letramento acadêmico Representações Formação de professores em EaD. |
topic |
Gênero Letramento acadêmico Representações Formação de professores em EaD. |
description |
A partir de discussões advindas do campo dos “novos” estudos do letramento e suas relações com gêneros da esfera universitária, este artigo objetiva uma reflexão sobre a escrita (e seus processos) no ensino superior, mais especificamente na formação de professores na modalidade EaD (Educação a Distância). Tendo como objeto de estudo produções escritas de alunas de um curso de Pedagogia, pretende-se investigar, de um ponto de vista enunciativo-discursivo, as representações que são atualizadas na configuração de relatos de experiência, os quais culminaram na produção do gênero artigo científico. Deseja-se, ao fim, que esta reflexão suscite indagações de interesse tanto para o ensino quanto para a pesquisa que possam contribuir para o entendimento da questão; desse modo, problematizando propostas para o ensino do gênero na formação universitária e suas implicações na especificidade da EaD. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253/4406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 307-320 Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 307-320 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329526968647680 |