O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröder, Ulrike
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n34p217
Resumo: Uma das maiores críticas voltadas para a Teoria da Metáfora Conceitual é que Lakoff e Johnson (2003, 1999) partem de uma constelação idealizada de interlocutores, de modo que o processo da compreensão de uma metáfora simplesmente se dá por meio da ativação de metáforas conceptuais, entrincheiradas no cérebro dos participantes (GIBBS, 2007). Procurar-se-á investigar quais as abordagens que dirigem sua atenção ao ouvinte como parte ativa por coconstruir o significado particular da expressão metafórica em dependência do contexto pragmático, social e cultural em que os interlocutores estão inseridos. A questão central é até que ponto os estudos existentes conseguem reintegrar o processo holístico da comunicação, e, para tal, distinguimos entre três linhas de pesquisa a serem aprofundadas: estudos psicolinguísticos, textual-discursivos e pragmático-interacionais. 
id PUC_MINS-6_e7ab6df6122b8e7022188cd5e8fac7b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8786
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáforaTeoria da Metáfora ConceitualInterlocutorCompreensãoComunicaçãoInteração.Uma das maiores críticas voltadas para a Teoria da Metáfora Conceitual é que Lakoff e Johnson (2003, 1999) partem de uma constelação idealizada de interlocutores, de modo que o processo da compreensão de uma metáfora simplesmente se dá por meio da ativação de metáforas conceptuais, entrincheiradas no cérebro dos participantes (GIBBS, 2007). Procurar-se-á investigar quais as abordagens que dirigem sua atenção ao ouvinte como parte ativa por coconstruir o significado particular da expressão metafórica em dependência do contexto pragmático, social e cultural em que os interlocutores estão inseridos. A questão central é até que ponto os estudos existentes conseguem reintegrar o processo holístico da comunicação, e, para tal, distinguimos entre três linhas de pesquisa a serem aprofundadas: estudos psicolinguísticos, textual-discursivos e pragmático-interacionais. PUC Minas2014-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n34p21710.5752/P.2358-3428.2014v18n34p217Scripta; Vol 18 No 34 (2014): Scripta 34; 217-235Scripta; v. 18 n. 34 (2014): Scripta 34; 217-2352358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n34p217/pdfSchröder, Ulrikeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T17:38:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8786Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T17:38:41Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
title O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
spellingShingle O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
Schröder, Ulrike
Teoria da Metáfora Conceitual
Interlocutor
Compreensão
Comunicação
Interação.
title_short O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
title_full O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
title_fullStr O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
title_full_unstemmed O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
title_sort O papel subestimado do interlocutor na abordagem cognitiva da metáfora
author Schröder, Ulrike
author_facet Schröder, Ulrike
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schröder, Ulrike
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Metáfora Conceitual
Interlocutor
Compreensão
Comunicação
Interação.
topic Teoria da Metáfora Conceitual
Interlocutor
Compreensão
Comunicação
Interação.
description Uma das maiores críticas voltadas para a Teoria da Metáfora Conceitual é que Lakoff e Johnson (2003, 1999) partem de uma constelação idealizada de interlocutores, de modo que o processo da compreensão de uma metáfora simplesmente se dá por meio da ativação de metáforas conceptuais, entrincheiradas no cérebro dos participantes (GIBBS, 2007). Procurar-se-á investigar quais as abordagens que dirigem sua atenção ao ouvinte como parte ativa por coconstruir o significado particular da expressão metafórica em dependência do contexto pragmático, social e cultural em que os interlocutores estão inseridos. A questão central é até que ponto os estudos existentes conseguem reintegrar o processo holístico da comunicação, e, para tal, distinguimos entre três linhas de pesquisa a serem aprofundadas: estudos psicolinguísticos, textual-discursivos e pragmático-interacionais. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n34p217
10.5752/P.2358-3428.2014v18n34p217
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n34p217
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2014v18n34p217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n34p217/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 18 No 34 (2014): Scripta 34; 217-235
Scripta; v. 18 n. 34 (2014): Scripta 34; 217-235
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527786536960