Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250 |
Resumo: | Neste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração. |
id |
PUC_MINS-6_e95679a512dcc7e2d78e97fb1fc43f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s DesmundoMetaficção Historiográfica em Desmundo, de Ana MirandaContemporary Brazilian Literature; Literature and HistoryDialogismPolyphonyIntertextualityLiteratura Brasileira Contemporânea.Literatura e HistóriaDialogismoPolifoniaIntertextualidadeNeste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração.PUC Minas2022-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2825010.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-342Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-3422358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250/20250Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Gislaine da SilvaAndrade, Ana Carolina Negrão Berlini de2022-11-29T09:49:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-11-29T09:49:29Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo Metaficção Historiográfica em Desmundo, de Ana Miranda |
title |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo |
spellingShingle |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo Feitosa, Gislaine da Silva Contemporary Brazilian Literature ; Literature and History Dialogism Polyphony Intertextuality Literatura Brasileira Contemporânea. Literatura e História Dialogismo Polifonia Intertextualidade |
title_short |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo |
title_full |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo |
title_fullStr |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo |
title_full_unstemmed |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo |
title_sort |
Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo |
author |
Feitosa, Gislaine da Silva |
author_facet |
Feitosa, Gislaine da Silva Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Gislaine da Silva Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary Brazilian Literature ; Literature and History Dialogism Polyphony Intertextuality Literatura Brasileira Contemporânea. Literatura e História Dialogismo Polifonia Intertextualidade |
topic |
Contemporary Brazilian Literature ; Literature and History Dialogism Polyphony Intertextuality Literatura Brasileira Contemporânea. Literatura e História Dialogismo Polifonia Intertextualidade |
description |
Neste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250/20250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-342 Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-342 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329532223062016 |