Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Gislaine da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250
Resumo: Neste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração.
id PUC_MINS-6_e95679a512dcc7e2d78e97fb1fc43f8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s DesmundoMetaficção Historiográfica em Desmundo, de Ana MirandaContemporary Brazilian Literature; Literature and HistoryDialogismPolyphonyIntertextualityLiteratura Brasileira Contemporânea.Literatura e HistóriaDialogismoPolifoniaIntertextualidadeNeste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração.PUC Minas2022-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2825010.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-342Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-3422358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250/20250Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Gislaine da SilvaAndrade, Ana Carolina Negrão Berlini de2022-11-29T09:49:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-11-29T09:49:29Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
Metaficção Historiográfica em Desmundo, de Ana Miranda
title Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
spellingShingle Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
Feitosa, Gislaine da Silva
Contemporary Brazilian Literature
; Literature and History
Dialogism
Polyphony
Intertextuality
Literatura Brasileira Contemporânea.
Literatura e História
Dialogismo
Polifonia
Intertextualidade
title_short Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
title_full Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
title_fullStr Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
title_full_unstemmed Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
title_sort Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
author Feitosa, Gislaine da Silva
author_facet Feitosa, Gislaine da Silva
Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de
author_role author
author2 Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Gislaine da Silva
Andrade, Ana Carolina Negrão Berlini de
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary Brazilian Literature
; Literature and History
Dialogism
Polyphony
Intertextuality
Literatura Brasileira Contemporânea.
Literatura e História
Dialogismo
Polifonia
Intertextualidade
topic Contemporary Brazilian Literature
; Literature and History
Dialogism
Polyphony
Intertextuality
Literatura Brasileira Contemporânea.
Literatura e História
Dialogismo
Polifonia
Intertextualidade
description Neste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250
10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28250/20250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-342
Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 329-342
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329532223062016