“Sem querer ir contra pessoas tão ilustres...”: construção e negociação identitárias do professor entre discursos de (des)legitimação
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p173 |
Resumo: | Neste artigo discutimos, com base em entrevistas, rodas de conversação e aulas, posicionamentos discursivos de professores em relação aos discursos que questionam suas competências profissionais. O trabalho mostra os recursos enunciativo-discursivos utilizados para contestar identidades atribuídas aos professores e construir identidades reforçadas e positivas, em eventos de interação com pesquisadores e formadores universitários. A microanálise da interação e o enfoque etnográfico contribuem para conhecer os recursos daqueles cujas vozes ficam fora da polêmica sobre sua própria formação e para mostrar que, mais importante do que a adesão a uma ou outra teoria científica, são os modos de apropriação e de posicionamento do professor. As análises mostram que, apesar de tomarem por base experiências de marginalizações profissionais e sociais, na escola e fora dela, os professores participantes da pesquisa conseguem construir identidades que contestam estereótipos e se posicionam de maneira mais favorável em relação à sua profissão e a si mesmos. |
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