Comandos de prova de redação: as diferentes finalidades para a produção
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/18127 |
Resumo: | Este artigo analisa um dos elementos das condições de produção escrita, a finalidade, tendo em vista seu aspecto escolar ou não escolar, em 91 comandos de produção textual da prova de Redação do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para tanto, baseamo-nos nos estudos do dialogismo e adotamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de base interpretativa, na verificação das diferentes manifestações desse elemento do comando. Contamos, ainda, com auxílio da perspectiva quantitativa para ajudar a encontrar as regularidades nas análises. Os resultados apontam que a característica da finalidade, classificada como escolar ou não escolar, está ligada ao contexto do comando e influencia na forma de sua apresentação, que pode ser explícita ou por meio de inferência. Verificamos, ainda, que a maioria dos comandos analisados apresenta finalidade não escolar. A discussão acerca desse aspecto da finalidade é importante no trabalho com a produção textual, não só no Concurso Vestibular, mas, também, em situações avaliativas gerais, como as conduzidas em situação de ensino. |
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Comandos de prova de redação: as diferentes finalidades para a produçãoEste artigo analisa um dos elementos das condições de produção escrita, a finalidade, tendo em vista seu aspecto escolar ou não escolar, em 91 comandos de produção textual da prova de Redação do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para tanto, baseamo-nos nos estudos do dialogismo e adotamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de base interpretativa, na verificação das diferentes manifestações desse elemento do comando. Contamos, ainda, com auxílio da perspectiva quantitativa para ajudar a encontrar as regularidades nas análises. Os resultados apontam que a característica da finalidade, classificada como escolar ou não escolar, está ligada ao contexto do comando e influencia na forma de sua apresentação, que pode ser explícita ou por meio de inferência. Verificamos, ainda, que a maioria dos comandos analisados apresenta finalidade não escolar. A discussão acerca desse aspecto da finalidade é importante no trabalho com a produção textual, não só no Concurso Vestibular, mas, também, em situações avaliativas gerais, como as conduzidas em situação de ensino.PUC Minas2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/1812710.5752/P.2358-3428.2019v23n48p149-162Scripta; Vol 23 No 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 149-162Scripta; v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes; 149-1622358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/18127/15887https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carla CatarinaMenegassi, Renilson José2021-02-03T05:07:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18127Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-02-03T05:07:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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