PARTES DE ÁFRICA - TRAMA DE MOSAICOS E ESPELHAMENTOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14886 |
Resumo: | Partes de África é um livro surpreendente que instiga a inteligência e desafia a capacidade de percepção fina do leitor. Nesta análise, procuramos mostrar o que em nossa percepção constitui o atrativo maior do livro: a capacidade do narrador de juntar mosaicos de vida, de uma realidade por ele vivida e percebida e mostrar o espelhamento entre eles, tal qual se refletem no espelho da história (ou seria da estória?) as Áfricas de aquém (Portugal) e de além mar (províncias ultramarinas)...Chamamos atenção, especialmente, para a estrutura de Partes de África - mstura de gêneros, de histórias e estórias, de intenções mais ou menos explícitas e de outras, dissimuladas, sempre "contaminadas" pela ironia fina e perspicaz do narrador. A ironia parece-nos um dos caminhos mais interessantes a percorrer na tentativa de desenvolvimento das múltiplas intenções da narrativa e dos esquemas de composição textual que o narrador utilliza. Foi por esta via que fizemos este trabalho. |
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PARTES DE ÁFRICA - TRAMA DE MOSAICOS E ESPELHAMENTOSPartes de África. Helder Macedo. Tramas. Mosaicos. Estrutura. Mistura de gêneros. Ironia.Partes de África é um livro surpreendente que instiga a inteligência e desafia a capacidade de percepção fina do leitor. Nesta análise, procuramos mostrar o que em nossa percepção constitui o atrativo maior do livro: a capacidade do narrador de juntar mosaicos de vida, de uma realidade por ele vivida e percebida e mostrar o espelhamento entre eles, tal qual se refletem no espelho da história (ou seria da estória?) as Áfricas de aquém (Portugal) e de além mar (províncias ultramarinas)...Chamamos atenção, especialmente, para a estrutura de Partes de África - mstura de gêneros, de histórias e estórias, de intenções mais ou menos explícitas e de outras, dissimuladas, sempre "contaminadas" pela ironia fina e perspicaz do narrador. A ironia parece-nos um dos caminhos mais interessantes a percorrer na tentativa de desenvolvimento das múltiplas intenções da narrativa e dos esquemas de composição textual que o narrador utilliza. Foi por esta via que fizemos este trabalho.Editora PUC Minas2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14886Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 9 (2001): Cadernos Cespuc de Pesquisa. Série ensaios; 45-552358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14886/11507Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maura Eustáquia de2018-06-04T15:43:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14886Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:43:27Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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