O leitor assiste a dança de Hamina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo mostrar a performance dotexto a partir do conto “Hamina <<faz hara-quiri>> nostemplos da Rua Araújo”, de José Craveirinha. Entende-se que,no conto, a partir da linguagem, é possível perceber que o leitornão se posiciona apenas como tal, mas também como ouvinte,como espectador. Através das construções linguísticas, dautilização do movimento frenético por meio das músicas twiste kwela no conto de Craveirinha, percebem-se as criações decenários que parecem transpor os limites do livro, operandode forma tão singular que o leitor-ouvinte-espectador podevisualizar a cena apresentada e ouvir o ritmo das narrativas.Palavras-chave: Texto; Performance; Leitor-ouvinteespectador. |
id |
PUC_MINS-7_3627ac9aeeda1a3309a7c6a81aaf89d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7917 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
O leitor assiste a dança de Haminaliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste trabalho tem como objetivo mostrar a performance dotexto a partir do conto “Hamina <<faz hara-quiri>> nostemplos da Rua Araújo”, de José Craveirinha. Entende-se que,no conto, a partir da linguagem, é possível perceber que o leitornão se posiciona apenas como tal, mas também como ouvinte,como espectador. Através das construções linguísticas, dautilização do movimento frenético por meio das músicas twiste kwela no conto de Craveirinha, percebem-se as criações decenários que parecem transpor os limites do livro, operandode forma tão singular que o leitor-ouvinte-espectador podevisualizar a cena apresentada e ouvir o ritmo das narrativas.Palavras-chave: Texto; Performance; Leitor-ouvinteespectador.Editora PUC Minas2011-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 21 (2011): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 104-1092358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917/6918Braga, Heloisa Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7917Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:42Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O leitor assiste a dança de Hamina |
title |
O leitor assiste a dança de Hamina |
spellingShingle |
O leitor assiste a dança de Hamina Braga, Heloisa Alves literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
O leitor assiste a dança de Hamina |
title_full |
O leitor assiste a dança de Hamina |
title_fullStr |
O leitor assiste a dança de Hamina |
title_full_unstemmed |
O leitor assiste a dança de Hamina |
title_sort |
O leitor assiste a dança de Hamina |
author |
Braga, Heloisa Alves |
author_facet |
Braga, Heloisa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Heloisa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
Este trabalho tem como objetivo mostrar a performance dotexto a partir do conto “Hamina <<faz hara-quiri>> nostemplos da Rua Araújo”, de José Craveirinha. Entende-se que,no conto, a partir da linguagem, é possível perceber que o leitornão se posiciona apenas como tal, mas também como ouvinte,como espectador. Através das construções linguísticas, dautilização do movimento frenético por meio das músicas twiste kwela no conto de Craveirinha, percebem-se as criações decenários que parecem transpor os limites do livro, operandode forma tão singular que o leitor-ouvinte-espectador podevisualizar a cena apresentada e ouvir o ritmo das narrativas.Palavras-chave: Texto; Performance; Leitor-ouvinteespectador. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917/6918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 21 (2011): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 104-109 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329684757315584 |