“Cegos que, vendo, não veem”:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villon, Renata
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/28513
Resumo: O presente artigo busca analisar, baseado nas teorias da animalidade, a importância da visão no processo de apagamento de subjetividade. A partir de alguns escritos de Helène Cixous, que fala tanto de cegueira quanto do amor ao animal, o trabalho passa a dissecar a obra saramaguiana Ensaio sobre a cegueira e a forma como a animalização é retratada nela. O estudo se delineia de tal forma a ponto de concluir que Saramago aborda com a obra uma cegueira muito maior do que a física, que é a cegueira para o Outro, e como ela tem danificado as relações humanas e não-humanas igualmente. Conclui-se, enfim, que a verdadeira visão seria a que considera o Outro, e que a violência e a desolação retratadas e que ocorrem quotidianamente se devem a uma falta de empatia a tudo e todos que são considerados menos que humanos.
id PUC_MINS-7_3816d628d2567e180a50f0d000c9da2c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28513
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling “Cegos que, vendo, não veem”: "Blind people who can see, but do not see": The animalization of the Other in BlindnessAnimal studiesSightOthernessLanguageAnimalidadeVisãoOutridadeLinguagemO presente artigo busca analisar, baseado nas teorias da animalidade, a importância da visão no processo de apagamento de subjetividade. A partir de alguns escritos de Helène Cixous, que fala tanto de cegueira quanto do amor ao animal, o trabalho passa a dissecar a obra saramaguiana Ensaio sobre a cegueira e a forma como a animalização é retratada nela. O estudo se delineia de tal forma a ponto de concluir que Saramago aborda com a obra uma cegueira muito maior do que a física, que é a cegueira para o Outro, e como ela tem danificado as relações humanas e não-humanas igualmente. Conclui-se, enfim, que a verdadeira visão seria a que considera o Outro, e que a violência e a desolação retratadas e que ocorrem quotidianamente se devem a uma falta de empatia a tudo e todos que são considerados menos que humanos.The present article analyses, based on the animal studies, the importance of sight in the process of erasing subjectivity. Having in mind some writings of Helène Cixous, that speaks of blindness and of love towards animal beings, the work then dissects Saramago’s book Ensaio sobre a cegueira, and how the animalization is depicted in it. The text then progresses in such a way that it is concluded that Saragamo approaches with his work a blindness much bigger than the physical one, which is the blindness towards the Other, and how it’s been damaging the human and non-human relationships equally. At last, it is concluded that the true sight is the one that considers the Other, and that the violence and desolation depicted in the work and that happen every day is due to a lack of empathy to everyone and everything that is considered less than human.Editora PUC Minas2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/2851310.5752/P.2358-3231.2022n40p142-155Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 40 (2022): Saramago: amor e engajamento; 142-1552358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/28513/20055Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillon, Renata2022-09-21T18:44:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28513Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2022-09-21T18:44:07Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cegos que, vendo, não veem”:
"Blind people who can see, but do not see": The animalization of the Other in Blindness
title “Cegos que, vendo, não veem”:
spellingShingle “Cegos que, vendo, não veem”:
Villon, Renata
Animal studies
Sight
Otherness
Language
Animalidade
Visão
Outridade
Linguagem
title_short “Cegos que, vendo, não veem”:
title_full “Cegos que, vendo, não veem”:
title_fullStr “Cegos que, vendo, não veem”:
title_full_unstemmed “Cegos que, vendo, não veem”:
title_sort “Cegos que, vendo, não veem”:
author Villon, Renata
author_facet Villon, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villon, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Animal studies
Sight
Otherness
Language
Animalidade
Visão
Outridade
Linguagem
topic Animal studies
Sight
Otherness
Language
Animalidade
Visão
Outridade
Linguagem
description O presente artigo busca analisar, baseado nas teorias da animalidade, a importância da visão no processo de apagamento de subjetividade. A partir de alguns escritos de Helène Cixous, que fala tanto de cegueira quanto do amor ao animal, o trabalho passa a dissecar a obra saramaguiana Ensaio sobre a cegueira e a forma como a animalização é retratada nela. O estudo se delineia de tal forma a ponto de concluir que Saramago aborda com a obra uma cegueira muito maior do que a física, que é a cegueira para o Outro, e como ela tem danificado as relações humanas e não-humanas igualmente. Conclui-se, enfim, que a verdadeira visão seria a que considera o Outro, e que a violência e a desolação retratadas e que ocorrem quotidianamente se devem a uma falta de empatia a tudo e todos que são considerados menos que humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/28513
10.5752/P.2358-3231.2022n40p142-155
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/28513
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.2022n40p142-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/28513/20055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 40 (2022): Saramago: amor e engajamento; 142-155
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329686734929920