Caminhos teóricos para a leitura literária de práticas de resistência subalterna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Giselle Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8004
Resumo: Esta comunicação nasce da percepção de que as vozes de indivíduos subalternizados, embora muitas vezes explicitadas no texto literário, passam frequentemente despercebidas no processo analítico desses textos. É a nossa crença de que isto se deve a uma colonização das nossas perspectivas cognitivas – e não a uma negligência preconcebida – o que nos motiva, consequentemente, a realizar uma discussão em torno do referencial teórico que apóia o leitor e/ou o crítico durante uma análise literária. Nosso interesse é defender a opção por um arcabouço teórico que abrace uma perspectiva analítica descolonizada. Uma perspectiva capaz de auxiliar o interessado em literatura a transcender o enfoque dado à caracterização da opressão que demarca a existência subalterna, e um referencial teórico que potencialize a atenção do leitor para com as estratégias de resistência postas em movimento, pelo indivíduo marginalizado, para garantir as condições necessárias à sua sobrevivência. Assumindo, neste texto, a desconstrução das subalternidades como opção ético-políticoepistemológica, destacaremos alguns conceitos teóricos de Hassan Zaoual, intelectual marroquino, que contribuem, pertinentemente, a nosso ver, para a consecução desta tarefa. Palavras-chave: Estudos literários; Crítica literária, Teoria literária; Subalternidades; Perspectiva descolonial.
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