Representações e imagens nos discursos para o/ do docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329 |
Resumo: | Este trabalho propõe um olhar sobre a atividade do professor de línguamaterna, por meio de uma análise dos discursos produzidos no âmbitoda escola pública, com a finalidade de interpretar as representaçõesque permeiam dizeres no entorno do agir desse profissional. O corpusé constituído por um texto de caráter prescritivo e por fragmentos deentrevista realizada com uma professora de língua materna atuante emescola pública. Ao final, verificou-se que as imagens, materializadasnos diferentes discursos, são reveladoras da condição do docente deescola pública brasileira, na contemporaneidade.Palavras-chave: Discurso docente. Escola pública. Representaçõessociais. Ethos. |
id |
PUC_MINS-7_3d3dbe7ea581c73e3d446d2d162f43ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8329 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docenteliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste trabalho propõe um olhar sobre a atividade do professor de línguamaterna, por meio de uma análise dos discursos produzidos no âmbitoda escola pública, com a finalidade de interpretar as representaçõesque permeiam dizeres no entorno do agir desse profissional. O corpusé constituído por um texto de caráter prescritivo e por fragmentos deentrevista realizada com uma professora de língua materna atuante emescola pública. Ao final, verificou-se que as imagens, materializadasnos diferentes discursos, são reveladoras da condição do docente deescola pública brasileira, na contemporaneidade.Palavras-chave: Discurso docente. Escola pública. Representaçõessociais. Ethos.Editora PUC Minas2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 23 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 150-1652358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329/7564Lima, Maria do Carmo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8329Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:19Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
title |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
spellingShingle |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente Lima, Maria do Carmo de Souza literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
title_full |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
title_fullStr |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
title_full_unstemmed |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
title_sort |
Representações e imagens nos discursos para o/ do docente |
author |
Lima, Maria do Carmo de Souza |
author_facet |
Lima, Maria do Carmo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria do Carmo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
Este trabalho propõe um olhar sobre a atividade do professor de línguamaterna, por meio de uma análise dos discursos produzidos no âmbitoda escola pública, com a finalidade de interpretar as representaçõesque permeiam dizeres no entorno do agir desse profissional. O corpusé constituído por um texto de caráter prescritivo e por fragmentos deentrevista realizada com uma professora de língua materna atuante emescola pública. Ao final, verificou-se que as imagens, materializadasnos diferentes discursos, são reveladoras da condição do docente deescola pública brasileira, na contemporaneidade.Palavras-chave: Discurso docente. Escola pública. Representaçõessociais. Ethos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329/7564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 23 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 150-165 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685108588545 |