A identidade nacional angolana em O vendedor de passado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7868 |
Resumo: | Propomos analisar o romance O vendedor de passados,do angolano José Eduardo Agualusa, pensando questõesreferentes às ideias de nação, memória, bem como daconstrução de uma identidade nacional no contexto do pósindependênciade Angola. Neste romance estão presentesfatores ligados à construção de Angola enquanto nação, sendoficcionalizados como desejo de construção de uma novaidentidade nacional angolana através da falsificação de novospassados. Desta forma, O vendedor de passados pode serlido como uma metaficção historiográfica, termo cunhado porLinda Hutcheon (1988), uma vez que a obra ficcional se voltapara o passado não para recontá-lo como reconstituição, maspara reconstruí-lo com base no que poderia ter acontecido, sobum viés crítico, atribuindo, assim, ao discurso historiográficouma nova significação. Refletimos, ainda, sobre a construçãoda memória, inerente à ideia de construção da identidadenacional angolana presente na narrativa de Agualusa.Palavras-chave: Identidade; Nação; Memória; Metaficçãohistoriográfica; Pós-modernismo. |
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A identidade nacional angolana em O vendedor de passadoliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaPropomos analisar o romance O vendedor de passados,do angolano José Eduardo Agualusa, pensando questõesreferentes às ideias de nação, memória, bem como daconstrução de uma identidade nacional no contexto do pósindependênciade Angola. Neste romance estão presentesfatores ligados à construção de Angola enquanto nação, sendoficcionalizados como desejo de construção de uma novaidentidade nacional angolana através da falsificação de novospassados. Desta forma, O vendedor de passados pode serlido como uma metaficção historiográfica, termo cunhado porLinda Hutcheon (1988), uma vez que a obra ficcional se voltapara o passado não para recontá-lo como reconstituição, maspara reconstruí-lo com base no que poderia ter acontecido, sobum viés crítico, atribuindo, assim, ao discurso historiográficouma nova significação. Refletimos, ainda, sobre a construçãoda memória, inerente à ideia de construção da identidadenacional angolana presente na narrativa de Agualusa.Palavras-chave: Identidade; Nação; Memória; Metaficçãohistoriográfica; Pós-modernismo.Editora PUC Minas2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7868Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 20 (2010): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 48-572358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7868/6890de Carvalho, Mariana Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:41:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7868Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:41:01Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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