A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kelcius Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/18762
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como foco a verificação da compreensão de sentenças passivas por parte de uma criança com a Síndrome de Williams, uma rara doença genética que revela, nas pessoas com essa condição, um perfil cognitivo, comportamental e comunicativo bastante peculiar. Através da aplicação de testes do tipo correspondência sentença-gravura, observou-se o desempenho de uma criança SW de 10 anos na compreensão destas estruturas em comparação ao de um grupo controle, formado por sujeitos com desenvolvimento típico. Os resultados obtidos revelam um desempenho significativamente inferior da criança SW na compreensão de sentenças passivas longas quando comparadas ao grupo controle, o que sugere que a sintaxe naquele sujeito não esteja intacta.
id PUC_MINS-7_7ca06f24081c6ea69596768fcc212e70
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18762
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivasLinguísticaAquisição da LinguagemEste artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como foco a verificação da compreensão de sentenças passivas por parte de uma criança com a Síndrome de Williams, uma rara doença genética que revela, nas pessoas com essa condição, um perfil cognitivo, comportamental e comunicativo bastante peculiar. Através da aplicação de testes do tipo correspondência sentença-gravura, observou-se o desempenho de uma criança SW de 10 anos na compreensão destas estruturas em comparação ao de um grupo controle, formado por sujeitos com desenvolvimento típico. Os resultados obtidos revelam um desempenho significativamente inferior da criança SW na compreensão de sentenças passivas longas quando comparadas ao grupo controle, o que sugere que a sintaxe naquele sujeito não esteja intacta.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1876210.5752/P.2358-3231.n33p70-94Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 33 (2018): Teoria gerativa: perspectivas e desafios; 70-942358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/18762/14118Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Kelcius Rodrigues2019-09-16T02:45:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18762Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:01Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
title A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
spellingShingle A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
Ferreira, Kelcius Rodrigues
Linguística
Aquisição da Linguagem
title_short A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
title_full A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
title_fullStr A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
title_full_unstemmed A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
title_sort A aquisição da linguagem por parte de crianças com Síndrome de Williams: Um estudo de caso sobre a compreensão de sentenças passivas
author Ferreira, Kelcius Rodrigues
author_facet Ferreira, Kelcius Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kelcius Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Aquisição da Linguagem
topic Linguística
Aquisição da Linguagem
description Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como foco a verificação da compreensão de sentenças passivas por parte de uma criança com a Síndrome de Williams, uma rara doença genética que revela, nas pessoas com essa condição, um perfil cognitivo, comportamental e comunicativo bastante peculiar. Através da aplicação de testes do tipo correspondência sentença-gravura, observou-se o desempenho de uma criança SW de 10 anos na compreensão destas estruturas em comparação ao de um grupo controle, formado por sujeitos com desenvolvimento típico. Os resultados obtidos revelam um desempenho significativamente inferior da criança SW na compreensão de sentenças passivas longas quando comparadas ao grupo controle, o que sugere que a sintaxe naquele sujeito não esteja intacta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/18762
10.5752/P.2358-3231.n33p70-94
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/18762
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n33p70-94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/18762/14118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 33 (2018): Teoria gerativa: perspectivas e desafios; 70-94
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329686482223104