A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão

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Main Author: Prado, Daniela de Faria
Publication Date: 2017
Other Authors: Morato, Rodrigo Altair
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos CESPUC de Pesquisa
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Summary: Os estudos sobre gêneros textuais/discursivos hodiernamente ganham proporções significativas. O modelo didático de gênero já é adotado desde as orientações parametrizadoras do ensino de linguagens e é consenso o uso e análise de tais recursos em avaliações como, por exemplo, o ENEM. O presente artigo é composto de um breve percurso teórico que discorre sobre o conceito de gêneros discursivos na visão bakhtiniana e da escola de Genebra, seguido de uma pequena investigação em uma coletânea de redações para o ENEM, em que tentamos refletir e asseverar que o gênero Redação do ENEM já está assim consolidado e tem estruturas relativamente estáveis. Isso porque, para Bakhtin (1999), as relações entre linguagem e sociedade são indissociáveis, visto que as diferentes esferas da atividade humana, entendidas como domínios ideológicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estáveis de enunciados. Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Redação. Gênero textual. ENEM.
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