A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p205 |
Resumo: | Os estudos sobre gêneros textuais/discursivos hodiernamente ganham proporções significativas. O modelo didático de gênero já é adotado desde as orientações parametrizadoras do ensino de linguagens e é consenso o uso e análise de tais recursos em avaliações como, por exemplo, o ENEM. O presente artigo é composto de um breve percurso teórico que discorre sobre o conceito de gêneros discursivos na visão bakhtiniana e da escola de Genebra, seguido de uma pequena investigação em uma coletânea de redações para o ENEM, em que tentamos refletir e asseverar que o gênero Redação do ENEM já está assim consolidado e tem estruturas relativamente estáveis. Isso porque, para Bakhtin (1999), as relações entre linguagem e sociedade são indissociáveis, visto que as diferentes esferas da atividade humana, entendidas como domínios ideológicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estáveis de enunciados. Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Redação. Gênero textual. ENEM. |
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