Realismo mágico e real maravilhoso: um anseio de afirmação da literatura latino-americana
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16946 |
Resumo: | RESUMO:Este artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “realismo mágico” e “real maravilhoso”, apresentando os contextos de surgimento de ambos, suas aproximações e diferenças. Embora abordem fenômenos diferentes é comum que esses conceitos sejam tratados como idênticos na crítica literária, gerando equívocos que levam a uma abordagem superficial. Por isso, este trabalho discorre sobre as feições que caracterizam o conceito de real maravilhoso, tal como é proposto por Alejo Carpentier, e o conceito de realismo mágico, proposto por Arturo Uslar Pietri. Nesta análise, apontaremos a concepção de realidade latino-americana presente em cada conceito, considerando o contexto de surgimento de cada um, bem como suas diferenças com relação ao realismo clássico e o surrealismo. Em seguida, apontaremos exemplos em que os dois conceitos podem ser entendidos a partir da obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez e apontaremos alguns desdobramentos. |
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Realismo mágico e real maravilhoso: um anseio de afirmação da literatura latino-americanaPalavras-chaveLiteratura. Realismo mágico. Real maravilhoso.RESUMO:Este artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “realismo mágico” e “real maravilhoso”, apresentando os contextos de surgimento de ambos, suas aproximações e diferenças. Embora abordem fenômenos diferentes é comum que esses conceitos sejam tratados como idênticos na crítica literária, gerando equívocos que levam a uma abordagem superficial. Por isso, este trabalho discorre sobre as feições que caracterizam o conceito de real maravilhoso, tal como é proposto por Alejo Carpentier, e o conceito de realismo mágico, proposto por Arturo Uslar Pietri. Nesta análise, apontaremos a concepção de realidade latino-americana presente em cada conceito, considerando o contexto de surgimento de cada um, bem como suas diferenças com relação ao realismo clássico e o surrealismo. Em seguida, apontaremos exemplos em que os dois conceitos podem ser entendidos a partir da obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez e apontaremos alguns desdobramentos. Editora PUC Minas2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1694610.5752/P.2358-3231.n32p20-27Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 20-272358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16946/14322Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Bruna CarlaBorges, Erinaldo de Jesus2019-09-16T02:45:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16946Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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