Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a postura neorrealista de Luandino Vieira, no conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, constante do livro Luuanda (1963), e de Vittorio De Sica, no filme Umberto D. (1952). Pretende-se discutir, entre outros aspectos, como as duas obras evidenciam o “olhar sobre o Outro”, traço que se configura como cerne do projeto estético de Luandino Vieira e de De Sica. A opção por personagens marginalizadas socialmente e por cenários de exclusão social figura como uma perspectiva neorrealista presente nos dois trabalhos. Observa-se, nas duas narrativas, a representação do homem comum em seu drama cotidiano, e considera-se que tanto o conto quanto o filme apresentam uma consciência da realidade e uma postura ideológica que rasuram, à sua época, modelos tradicionais de representação mimética. O drama financeiro, a fome, a doença e a luta pela sobrevivência atravessam essas duas obras. No conto, uma velha e um menino protagonizam a narrativa; no filme, um velho e o seu cão. A arte se mostra como um espaço de acolhimento dessas personagens sem lugar na sociedade, as quais encenam o drama coletivo do “refugo humano”. |
id |
PUC_MINS-7_bb170893f6ad986207538d5d619b2a46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16961 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De SicaPostura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica.O presente trabalho analisa a postura neorrealista de Luandino Vieira, no conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, constante do livro Luuanda (1963), e de Vittorio De Sica, no filme Umberto D. (1952). Pretende-se discutir, entre outros aspectos, como as duas obras evidenciam o “olhar sobre o Outro”, traço que se configura como cerne do projeto estético de Luandino Vieira e de De Sica. A opção por personagens marginalizadas socialmente e por cenários de exclusão social figura como uma perspectiva neorrealista presente nos dois trabalhos. Observa-se, nas duas narrativas, a representação do homem comum em seu drama cotidiano, e considera-se que tanto o conto quanto o filme apresentam uma consciência da realidade e uma postura ideológica que rasuram, à sua época, modelos tradicionais de representação mimética. O drama financeiro, a fome, a doença e a luta pela sobrevivência atravessam essas duas obras. No conto, uma velha e um menino protagonizam a narrativa; no filme, um velho e o seu cão. A arte se mostra como um espaço de acolhimento dessas personagens sem lugar na sociedade, as quais encenam o drama coletivo do “refugo humano”.Editora PUC Minas2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1696110.5752/P.2358-3231.n32p93-106Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 93-1062358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961/13094Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Karina de AlmeidaBastos, Leonardo Domenico Nóbrega2019-11-18T18:31:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16961Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-11-18T18:31:18Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
title |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
spellingShingle |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica Calado, Karina de Almeida Postura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica. |
title_short |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
title_full |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
title_fullStr |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
title_full_unstemmed |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
title_sort |
Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica |
author |
Calado, Karina de Almeida |
author_facet |
Calado, Karina de Almeida Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Karina de Almeida Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica. |
topic |
Postura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica. |
description |
O presente trabalho analisa a postura neorrealista de Luandino Vieira, no conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, constante do livro Luuanda (1963), e de Vittorio De Sica, no filme Umberto D. (1952). Pretende-se discutir, entre outros aspectos, como as duas obras evidenciam o “olhar sobre o Outro”, traço que se configura como cerne do projeto estético de Luandino Vieira e de De Sica. A opção por personagens marginalizadas socialmente e por cenários de exclusão social figura como uma perspectiva neorrealista presente nos dois trabalhos. Observa-se, nas duas narrativas, a representação do homem comum em seu drama cotidiano, e considera-se que tanto o conto quanto o filme apresentam uma consciência da realidade e uma postura ideológica que rasuram, à sua época, modelos tradicionais de representação mimética. O drama financeiro, a fome, a doença e a luta pela sobrevivência atravessam essas duas obras. No conto, uma velha e um menino protagonizam a narrativa; no filme, um velho e o seu cão. A arte se mostra como um espaço de acolhimento dessas personagens sem lugar na sociedade, as quais encenam o drama coletivo do “refugo humano”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961 10.5752/P.2358-3231.n32p93-106 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3231.n32p93-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961/13094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 93-106 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329686468591616 |