Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Karina de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961
Resumo: O presente trabalho analisa a postura neorrealista de Luandino Vieira, no conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, constante do livro Luuanda (1963), e de Vittorio De Sica, no filme Umberto D. (1952). Pretende-se discutir, entre outros aspectos, como as duas obras evidenciam o “olhar sobre o Outro”, traço que se configura como cerne do projeto estético de Luandino Vieira e de De Sica. A opção por personagens marginalizadas socialmente e por cenários de exclusão social figura como uma perspectiva neorrealista presente nos dois trabalhos. Observa-se, nas duas narrativas, a representação do homem comum em seu drama cotidiano, e considera-se que tanto o conto quanto o filme apresentam uma consciência da realidade e uma postura ideológica que rasuram, à sua época, modelos tradicionais de representação mimética. O drama financeiro, a fome, a doença e a luta pela sobrevivência atravessam essas duas obras. No conto, uma velha e um menino protagonizam a narrativa; no filme, um velho e o seu cão. A arte se mostra como um espaço de acolhimento dessas personagens sem lugar na sociedade, as quais encenam o drama coletivo do “refugo humano”.
id PUC_MINS-7_bb170893f6ad986207538d5d619b2a46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16961
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De SicaPostura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica.O presente trabalho analisa a postura neorrealista de Luandino Vieira, no conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, constante do livro Luuanda (1963), e de Vittorio De Sica, no filme Umberto D. (1952). Pretende-se discutir, entre outros aspectos, como as duas obras evidenciam o “olhar sobre o Outro”, traço que se configura como cerne do projeto estético de Luandino Vieira e de De Sica. A opção por personagens marginalizadas socialmente e por cenários de exclusão social figura como uma perspectiva neorrealista presente nos dois trabalhos. Observa-se, nas duas narrativas, a representação do homem comum em seu drama cotidiano, e considera-se que tanto o conto quanto o filme apresentam uma consciência da realidade e uma postura ideológica que rasuram, à sua época, modelos tradicionais de representação mimética. O drama financeiro, a fome, a doença e a luta pela sobrevivência atravessam essas duas obras. No conto, uma velha e um menino protagonizam a narrativa; no filme, um velho e o seu cão. A arte se mostra como um espaço de acolhimento dessas personagens sem lugar na sociedade, as quais encenam o drama coletivo do “refugo humano”.Editora PUC Minas2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1696110.5752/P.2358-3231.n32p93-106Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 93-1062358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961/13094Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Karina de AlmeidaBastos, Leonardo Domenico Nóbrega2019-11-18T18:31:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16961Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-11-18T18:31:18Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
title Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
spellingShingle Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
Calado, Karina de Almeida
Postura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica.
title_short Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
title_full Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
title_fullStr Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
title_full_unstemmed Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
title_sort Velhice, pobreza e exclusão social: considerações sobre a postura neorrealista em um conto de Luandino Vieira e em um filme de Vittorio De Sica
author Calado, Karina de Almeida
author_facet Calado, Karina de Almeida
Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega
author_role author
author2 Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Karina de Almeida
Bastos, Leonardo Domenico Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Postura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica.
topic Postura neorrealista. Exclusão social. Refugo humano. Luandino Vieira. Vittorio de Sica.
description O presente trabalho analisa a postura neorrealista de Luandino Vieira, no conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, constante do livro Luuanda (1963), e de Vittorio De Sica, no filme Umberto D. (1952). Pretende-se discutir, entre outros aspectos, como as duas obras evidenciam o “olhar sobre o Outro”, traço que se configura como cerne do projeto estético de Luandino Vieira e de De Sica. A opção por personagens marginalizadas socialmente e por cenários de exclusão social figura como uma perspectiva neorrealista presente nos dois trabalhos. Observa-se, nas duas narrativas, a representação do homem comum em seu drama cotidiano, e considera-se que tanto o conto quanto o filme apresentam uma consciência da realidade e uma postura ideológica que rasuram, à sua época, modelos tradicionais de representação mimética. O drama financeiro, a fome, a doença e a luta pela sobrevivência atravessam essas duas obras. No conto, uma velha e um menino protagonizam a narrativa; no filme, um velho e o seu cão. A arte se mostra como um espaço de acolhimento dessas personagens sem lugar na sociedade, as quais encenam o drama coletivo do “refugo humano”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961
10.5752/P.2358-3231.n32p93-106
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n32p93-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16961/13094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 93-106
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329686468591616