A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias Brasileiro, Ada Magaly
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Renata Cristina Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325
Resumo: Com o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições aoensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemoso nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientesvirtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos umestudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribuià leitura no processo de construção do seu conhecimento. Comometodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunosde duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraramque um número considerável de alunos já reconhece a leiturahipertextual como uma importante ferramenta em seu processo deformação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores naexploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância.
id PUC_MINS-7_c781d9c01bf79a771d439b7c1dc143ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8325
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EADliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaCom o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições aoensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemoso nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientesvirtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos umestudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribuià leitura no processo de construção do seu conhecimento. Comometodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunosde duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraramque um número considerável de alunos já reconhece a leiturahipertextual como uma importante ferramenta em seu processo deformação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores naexploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância.Editora PUC Minas2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 23 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 93-1072358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325/7189Matias Brasileiro, Ada MagalyMartins, Renata Cristina Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8325Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:19Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
title A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
spellingShingle A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
Matias Brasileiro, Ada Magaly
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
title_full A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
title_fullStr A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
title_full_unstemmed A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
title_sort A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
author Matias Brasileiro, Ada Magaly
author_facet Matias Brasileiro, Ada Magaly
Martins, Renata Cristina Guimarães
author_role author
author2 Martins, Renata Cristina Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias Brasileiro, Ada Magaly
Martins, Renata Cristina Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description Com o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições aoensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemoso nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientesvirtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos umestudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribuià leitura no processo de construção do seu conhecimento. Comometodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunosde duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraramque um número considerável de alunos já reconhece a leiturahipertextual como uma importante ferramenta em seu processo deformação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores naexploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325/7189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 23 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 93-107
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685104394240