A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325 |
Resumo: | Com o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições aoensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemoso nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientesvirtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos umestudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribuià leitura no processo de construção do seu conhecimento. Comometodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunosde duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraramque um número considerável de alunos já reconhece a leiturahipertextual como uma importante ferramenta em seu processo deformação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores naexploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância. |
id |
PUC_MINS-7_c781d9c01bf79a771d439b7c1dc143ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8325 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EADliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaCom o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições aoensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemoso nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientesvirtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos umestudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribuià leitura no processo de construção do seu conhecimento. Comometodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunosde duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraramque um número considerável de alunos já reconhece a leiturahipertextual como uma importante ferramenta em seu processo deformação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores naexploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância.Editora PUC Minas2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 23 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 93-1072358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325/7189Matias Brasileiro, Ada MagalyMartins, Renata Cristina Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8325Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:19Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
title |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
spellingShingle |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD Matias Brasileiro, Ada Magaly literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
title_full |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
title_fullStr |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
title_full_unstemmed |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
title_sort |
A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD |
author |
Matias Brasileiro, Ada Magaly |
author_facet |
Matias Brasileiro, Ada Magaly Martins, Renata Cristina Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Renata Cristina Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias Brasileiro, Ada Magaly Martins, Renata Cristina Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
Com o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições aoensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemoso nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientesvirtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos umestudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribuià leitura no processo de construção do seu conhecimento. Comometodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunosde duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraramque um número considerável de alunos já reconhece a leiturahipertextual como uma importante ferramenta em seu processo deformação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores naexploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8325/7189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 23 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 93-107 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685104394240 |