Realismo afetivo em Predadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho Peixoto, Alice
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16959
Resumo: Neste breve estudo, investigamos sobre a expressão do que é denominado realismo afetivo, no romance Predadores, do angolano Pepetela. Primeiramente, percebemos que ao expor as desigualdades da sociedade angolana, Predadores cria, no espaço da literatura, uma democracia literária sobre a qual teoriza Rancière, ao dar espaço as diversas histórias e a personagens de diferentes extratos sociais. Nesse cenário, entendemos que o “realismo afetivo”, teorizado por Schøllhammer (2012), se expressa numa forma de economia descritiva, ou de “redução radical do descritivo”, o que se adequa ao romance analisado. Consideramos que os efeitos sensitivos só são produzidos no romance por essa ser uma obra de verdadeira democracia literária, no sentido dado por Rancière. O encontro de um “efeito de igualdade” que se expressa como um “realismo sensitivo” acontece quando entendemos que estamos diante é um romance de caráter meta-reflexivo. Assim, o estudioso dinamarquês destaca que a reflexibilidade da arte e da literatura no século XX expressa a realidade da própria obra que volta para si mesma e a cisão que existe entre a realidade e sua representação. Não se trata mais de discutir o que é real ou realidade ou verdadeiro, mas do que pode ser experimentado como tal. É isto que o romance do escritor angolano possibilita percebê-lo como uma interface com a realidade.
id PUC_MINS-7_d22676e7b1e93913d1a1020470338913
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16959
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Realismo afetivo em Predadoresrealismosliteratura angolanapolíticanarradorironiaNeste breve estudo, investigamos sobre a expressão do que é denominado realismo afetivo, no romance Predadores, do angolano Pepetela. Primeiramente, percebemos que ao expor as desigualdades da sociedade angolana, Predadores cria, no espaço da literatura, uma democracia literária sobre a qual teoriza Rancière, ao dar espaço as diversas histórias e a personagens de diferentes extratos sociais. Nesse cenário, entendemos que o “realismo afetivo”, teorizado por Schøllhammer (2012), se expressa numa forma de economia descritiva, ou de “redução radical do descritivo”, o que se adequa ao romance analisado. Consideramos que os efeitos sensitivos só são produzidos no romance por essa ser uma obra de verdadeira democracia literária, no sentido dado por Rancière. O encontro de um “efeito de igualdade” que se expressa como um “realismo sensitivo” acontece quando entendemos que estamos diante é um romance de caráter meta-reflexivo. Assim, o estudioso dinamarquês destaca que a reflexibilidade da arte e da literatura no século XX expressa a realidade da própria obra que volta para si mesma e a cisão que existe entre a realidade e sua representação. Não se trata mais de discutir o que é real ou realidade ou verdadeiro, mas do que pode ser experimentado como tal. É isto que o romance do escritor angolano possibilita percebê-lo como uma interface com a realidade.Editora PUC Minas2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1695910.5752/P.2358-3231.n32p35-43Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 35-432358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16959/13090Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho Peixoto, Alice2019-09-16T02:45:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16959Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:10Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Realismo afetivo em Predadores
title Realismo afetivo em Predadores
spellingShingle Realismo afetivo em Predadores
Botelho Peixoto, Alice
realismos
literatura angolana
política
narrador
ironia
title_short Realismo afetivo em Predadores
title_full Realismo afetivo em Predadores
title_fullStr Realismo afetivo em Predadores
title_full_unstemmed Realismo afetivo em Predadores
title_sort Realismo afetivo em Predadores
author Botelho Peixoto, Alice
author_facet Botelho Peixoto, Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho Peixoto, Alice
dc.subject.por.fl_str_mv realismos
literatura angolana
política
narrador
ironia
topic realismos
literatura angolana
política
narrador
ironia
description Neste breve estudo, investigamos sobre a expressão do que é denominado realismo afetivo, no romance Predadores, do angolano Pepetela. Primeiramente, percebemos que ao expor as desigualdades da sociedade angolana, Predadores cria, no espaço da literatura, uma democracia literária sobre a qual teoriza Rancière, ao dar espaço as diversas histórias e a personagens de diferentes extratos sociais. Nesse cenário, entendemos que o “realismo afetivo”, teorizado por Schøllhammer (2012), se expressa numa forma de economia descritiva, ou de “redução radical do descritivo”, o que se adequa ao romance analisado. Consideramos que os efeitos sensitivos só são produzidos no romance por essa ser uma obra de verdadeira democracia literária, no sentido dado por Rancière. O encontro de um “efeito de igualdade” que se expressa como um “realismo sensitivo” acontece quando entendemos que estamos diante é um romance de caráter meta-reflexivo. Assim, o estudioso dinamarquês destaca que a reflexibilidade da arte e da literatura no século XX expressa a realidade da própria obra que volta para si mesma e a cisão que existe entre a realidade e sua representação. Não se trata mais de discutir o que é real ou realidade ou verdadeiro, mas do que pode ser experimentado como tal. É isto que o romance do escritor angolano possibilita percebê-lo como uma interface com a realidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16959
10.5752/P.2358-3231.n32p35-43
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16959
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n32p35-43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/16959/13090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 32 (2018): Realidade, Realismos e Novos Realismos; 35-43
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329686467543040